Curiosidades

O que a Netflix não te contou sobre He-Man

Personagem de Mestres do Universo: Salvando Eternia tem histórias que fãs nem imaginam

He-Man está de volta com Mestres do Universo: Salvando Eternia. Mas, a animação da Netflix não vai mostrar inúmeras curiosidades do personagem, que de fato nem cabem na produção.

Mesmo assim, He-Man tem uma história tão interessante nos bastidores, quanto na telinha. A Netflix não vai contar sobre a origem envolvendo Star Wars, uma a luta contra o Superman e até mesmo um vilão que nunca foi adaptado no desenho clássico de Mestres do Universo.

Confira abaixo todas curiosidades que a Netflix não conta sobre o He-Man, que está em Mestres do Universo: Salvando Eternia.

Star Wars é responsável pela origem do He-Man

Em 1976, a Mattel recusou criar uma linha de colecionáveis de Star Wars. Anos depois, na década de 1980, a empresa se arrependeria amargamente, uma vez que a Kenner Toys dominou o mercado com a franquia de George Lucas.

Para não ficar atrás, a empresa encomendou uma linha de colecionáveis. Roger Sweet, designer da Mattel, criou o boneco com nome genérico He-Man, e a partir dele os outros personagens de Mestres do Universo. Com os bonecos, a mitologia do desenho começou a ser criada.

Mais de uma origem nas histórias

A criação como colecionável não dá uma origem exata para He-Man. Conforme a história, o personagem de Mestres do Universo pode ter um surgimento.

Inicialmente, a Mattel lançou quadrinhos para dar histórias aos brinquedos. Neles, He-Man era um bárbaro da tribo Eternia, com aventura ambientada em um mundo pós-apocalíptico.

Depois, na TV, He-Man ganhou a origem mais conhecida. Ele se tornou o Príncipe Adam, que ganha poderes mágicos para se tornar o famoso personagem e defender o reino de Eternia do vilão Esqueleto, que já existia também nos quadrinhos.

He-Man não usa violência

As redes sociais conhecem o meme da “lição” do He-Man. No desenho original, o herói raramente usava a violência ou machucava as pessoas para resolver as situações. Muitos capítulos traziam soluções diplomáticas.

Os produtores queriam que os pais acreditassem que He-Man e os Mestres do Universo ensinavam bons modos aos espectadores mirins. Assim, as crianças continuariam assistindo e comprando os brinquedos.

Símbolo comparado ao nazismo

No início, como visto acima, He-Man tinha uma cruz vermelha no peito como o símbolo dele. Porém, logo a escolha foi ligada ao nazismo. Exércitos alemães usavam o mesmo desenho para medalhas militares no século 19, mas depois, os nazistas adotaram o símbolo.

Como a cruz, Adolf Hitler também adotou a suástica. Dessa forma, os dois símbolos passaram a ter conotações extremamente negativas.

A partir do momento que isso foi notado em He-Man, o personagem começou a aparecer com um H no peito em algumas adaptações.

O vilão mais fedido de He-Man

Na série animada clássica, Stinkor, um inusitado vilão de He-Man, foi rejeitado. Nos quadrinhos, o personagem tinha como poder ser extremamente fedido e soltar um odor tóxico.

Os produtores da série clássica riram quando conheceram o personagem e não quiserem usá-lo. Em 2002, no reboot de Mestres do Universo, o personagem foi introduzido como um ladrão que sofre um acidente químico e se torna o Stinkor.

He-Man luta contra o Superman

Mestres do Universo costuma ter crossovers com os heróis da DC. Em DC Comics Presents #47, nos quadrinhos, Superman foi levado pela primeira vez para Eternia, logo virando um aliado do Príncipe Adam.

Porém, o Esqueleto começa a controlar o Superman e os dois lutam. No fim, conseguem tirar o controle mental e derrotar o vilão do He-Man.

Depois, em Injustice vs. Masters of the Universe, a DC levou vários heróis para Eternia para que o He-Man lutasse contra o Superman, que se torna um ditador da Terra. Se não fosse o Esqueleto, o herói de Mestres do Universo até poderia ter vencido na publicação de 2018.

He-Man teve o poder do Shazam

No crossover com a DC, o He-Man já teve o poder de Shazam. Na história, o Esqueleto levou a magia para tentar dominar o Eternia, mas no processo acabou se matando.

A força passou toda para o Príncipe Adam. Ao dizer Shazam, o herói se transformava em uma figura que misturava o Shazam da DC e o He-Man. Essa transformação acontece em Injustice vs. Masters of the Universe.

Mestres do Universo: Salvando Eternia tem a primeira parte disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.