10 curiosidades sobre Ridley Scott, de volta aos cinemas com O Último Duelo

Diretor comanda filme que reúne Ben Affleck e Matt Damon no elenco

Publicado em 14/10/2021 20:20
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Último Duelo reúne Ben Affleck e Matt Damon no elenco. Mas, outro destaque do filme da 20th Century Studios está por trás da câmeras com Sir Ridley Scott, cineasta de diversos sucessos que fica com a direção.

Especializado em épicos e ficção científica, Ridley Scott volta a contar uma história medieval. Dessa vez, o cenário é a França do século 14, quando um último duelo foi permitido em território francês.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O filme volta ao período para contar a batalha entre Jean de Carrouges (Matt Damon) e Jacques Le Gris (Adam Driver). Antes amigos, eles se tornam rivais após Marguerite (Jodie Comer) ser atacada por Le Gris.

Casada com Carrouges, ela não fica em silêncio e denuncia o agressor, o que a coloca em perigo. Para resolver a questão, Le Gris e Carrouges duelam até a morte.

A história dirigida por Ridley Scott é baseada no livro The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France, do autor Eric Jager.

Abaixo, mostramos 10 curiosidades, compartilhadas pela assessoria de imprensa da 20th Century Studios, sobre o diretor Ridley Scott.

Nascimento

Ridley Leighton Scott nasceu no Reino Unido em 1937. Atualmente, está com 83 anos muito bem vividos.

Primeiras experiências

Scott começou a trabalhar com audiovisual na década de 60, como designer de cenário da BBC. Após esse trabalho, o britânico passou a dirigir episódios de séries como “Z Cars” (1962) e “The Informer” (1966). O cineasta também dirigiu diversos comerciais de TV antes de ingressar sua carreira no cinema.

Primeiro sucesso

Seu primeiro grande filme como diretor foi The Duellists, lançado em 1977.

Ligação com O Alien

Em 1979, Scott dirigiu Alien, O Oitavo Passageiro. O filme foi um sucesso de bilheteria e rendeu outras produções em sequência: Aliens – O Resgate (1986), Alien 3 (1992) e Alien – A Ressurreição” (1997).

Diretor de Blade Runner

No início da década de 80, Scott dirigiu Blade Runner (1982), que tem como protagonista o ator Harrison Ford (Han Solo na trilogia inicial de Star Wars). A produção foi mal-recebida pela crítica na época, porém, atualmente, é considerado como um dos principais filmes futurísticos.

Mais um clássico com Thelma & Louise

Ridley Scott dirigiu um dos principais filmes da sua carreira em 1991: Thelma & Louise, um longa estrelado por Geena Davis como Thelma, Susan Sarandon como Louise e Brad Pitt em seu primeiro papel de destaque no cinema.

Aclamado com Gladiador

Em 2000, Ridley Scott dirigiu o filme Gladiador, o qual recebeu 12 indicações ao Oscar e vencedor nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Figurino.

Outros sucessos nos anos 2000

Os anos 2000 foram marcados por outros filmes de sucesso do diretor, tais como: Falcão Negro em Perigo (2001), Hannibal (2001) e Cruzada (2005).

Parceria com Matt Damon

Em 2016, Scott trabalha com o ator Matt Damon no filme Perdido em Marte, que leva o Globo de Ouro de Melhor Ator.

Estilo único de direção

Ridley Scott é conhecido por seu estilo de cinema 360, utilizando várias câmeras para cada cena, fato que pode ser visto em O Último Duelo (2021). “Ridley verdadeiramente entende de iluminação e como enquadrar uma filmagem a um nível muito, muito excepcionalmente avançado”, diz o protagonista e roteirista Matt Damon.

O Último Duelo está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio