Publicidade

Lista

10 curiosidades sobre Ridley Scott, de volta aos cinemas com O Último Duelo

Diretor comanda filme que reúne Ben Affleck e Matt Damon no elenco

Publicado por Bruno Tomé

14/10/2021 20:20

O Último Duelo reúne Ben Affleck e Matt Damon no elenco. Mas, outro destaque do filme da 20th Century Studios está por trás da câmeras com Sir Ridley Scott, cineasta de diversos sucessos que fica com a direção.

Especializado em épicos e ficção científica, Ridley Scott volta a contar uma história medieval. Dessa vez, o cenário é a França do século 14, quando um último duelo foi permitido em território francês.

O filme volta ao período para contar a batalha entre Jean de Carrouges (Matt Damon) e Jacques Le Gris (Adam Driver). Antes amigos, eles se tornam rivais após Marguerite (Jodie Comer) ser atacada por Le Gris.

Casada com Carrouges, ela não fica em silêncio e denuncia o agressor, o que a coloca em perigo. Para resolver a questão, Le Gris e Carrouges duelam até a morte.

A história dirigida por Ridley Scott é baseada no livro The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France, do autor Eric Jager.

Abaixo, mostramos 10 curiosidades, compartilhadas pela assessoria de imprensa da 20th Century Studios, sobre o diretor Ridley Scott.

Nascimento

Ridley Leighton Scott nasceu no Reino Unido em 1937. Atualmente, está com 83 anos muito bem vividos.

Primeiras experiências

Scott começou a trabalhar com audiovisual na década de 60, como designer de cenário da BBC. Após esse trabalho, o britânico passou a dirigir episódios de séries como “Z Cars” (1962) e “The Informer” (1966). O cineasta também dirigiu diversos comerciais de TV antes de ingressar sua carreira no cinema.

Primeiro sucesso

Seu primeiro grande filme como diretor foi The Duellists, lançado em 1977.

Ligação com O Alien

Em 1979, Scott dirigiu Alien, O Oitavo Passageiro. O filme foi um sucesso de bilheteria e rendeu outras produções em sequência: Aliens – O Resgate (1986), Alien 3 (1992) e Alien – A Ressurreição” (1997).

Diretor de Blade Runner

No início da década de 80, Scott dirigiu Blade Runner (1982), que tem como protagonista o ator Harrison Ford (Han Solo na trilogia inicial de Star Wars). A produção foi mal-recebida pela crítica na época, porém, atualmente, é considerado como um dos principais filmes futurísticos.

Mais um clássico com Thelma & Louise

Ridley Scott dirigiu um dos principais filmes da sua carreira em 1991: Thelma & Louise, um longa estrelado por Geena Davis como Thelma, Susan Sarandon como Louise e Brad Pitt em seu primeiro papel de destaque no cinema.

Aclamado com Gladiador

Em 2000, Ridley Scott dirigiu o filme Gladiador, o qual recebeu 12 indicações ao Oscar e vencedor nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Figurino.

Outros sucessos nos anos 2000

Os anos 2000 foram marcados por outros filmes de sucesso do diretor, tais como: Falcão Negro em Perigo (2001), Hannibal (2001) e Cruzada (2005).

Parceria com Matt Damon

Em 2016, Scott trabalha com o ator Matt Damon no filme Perdido em Marte, que leva o Globo de Ouro de Melhor Ator.

Estilo único de direção

Ridley Scott é conhecido por seu estilo de cinema 360, utilizando várias câmeras para cada cena, fato que pode ser visto em O Último Duelo (2021). “Ridley verdadeiramente entende de iluminação e como enquadrar uma filmagem a um nível muito, muito excepcionalmente avançado”, diz o protagonista e roteirista Matt Damon.

O Último Duelo está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Publicidade