Publicidade

Só preciosidades

Os filmes da Netflix para o Dia da Consciência Negra

Uma seleção de filmes imperdíveis com Jonathan Majors, Idris Elba, John David Washington e mais

Publicado por Guilherme Coral

20/11/2021 10:52

O Dia da Consciência Negra chegou e é a data perfeita para homenagearmos os cineastas, atrizes e atores negros que marcam presença nas telonas, mas que nem sempre são reconhecidos como deveriam.

A Netflix conta com um bom acervo de filmes dirigidos e estrelados por pessoas negras, muitos dos quais foram aclamados pela crítica – mas nem todos premiados, afinal, a injustiça corre solta nessas premiações, vide a vitória de Green Book – O Guia.

Mas não devemos nos pautar unicamente pelo Oscar, BAFTA, César e muito menos pelo Globo de Ouro. Pensando nisso, selecionamos cinco exemplares imperdíveis que estão, no momento da publicação desta lista, disponíveis na Netflix. Todos têm mais de 80% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Infiltrado na Klan

O filme que deveria ter ganhado o Oscar no lugar de Green Book conta com direção de Spike Lee, que ainda vai aparecer mais uma vez nesta lista (porque não há tantos filmes dele na Netflix, caso contrário apareceria mais).

“O primeiro detetive negro da Polícia de Colorado Springs se une a um colega judeu para se infiltrar em um grupo de supremacistas brancos”, diz a sinopse.

John David Washington, de Tenet, lidera o elenco, que também traz nomes como Adam Driver, Isiah Whitlock Jr. e Alec Baldwin.

Beasts of No Nation

Original da Netflix, Beasts of No Nation é o único filme desta lista a não ter sido dirigido por uma pessoa negra. Cary Joji Fukunaga, de 007: Sem Tempo Para Morrer e True Detective.

“Separado da família durante a guerra civil, um garoto africano é forçado a lutar ao lado de mercenários e tornar-se menino-soldado”, diz a sinopse oficial.

O elenco, formado majoritariamente por atores negros, é liderado por Idris Elba, de The Wire, Luther, Thor e O Esquadrão Suicida.

Nós

Nós pode não ter se tornado tão popular quanto Corra!, também dirigido por Jordan Peele, mas não deixa de ser tão perturbador quanto. O longa-metragem também usa o terror para tecer críticas à nossa sociedade.

“As férias tranquilas de uma família se transformam em um pesadelo quando sósias sinistros batem à sua porta tarde da noite”, diz a sinopse oficial.

O elenco de peso conta com Lupita Nyong’o, Winston Duke, Elisabeth Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Anna Diop, dentre outros.

O Plano Perfeito

Como prometido, Spike Lee retorna à lista, desta vez com um filme sobre assalto à banco e situação de reféns, para quem quer um thriller com muita tensão.

“Um detetive usa sua inteligência contra um ladrão que está sempre um passo à frente da polícia. Quando um negociador descontrolado chega, as coisas fogem do controle”, diz a sinopse.

Denzel Washington lidera o elenco, que ainda traz Clive Owen, Jodie Foster, Christopher Plummer, Willem Dafoe, Chiwetel Ejiofor e Peter Gerety.

Vingança & Castigo

O mais recente da lista tem dado o que falar nos últimos tempos. Vingança & Castigo é um faroeste com elenco majoritariamente formado por atores e atrizes negros.

“Querendo vingança, o bandido Nat Love reúne seu bando para derrotar o impiedoso Rufus Buck, um criminoso que acabou de sair da prisão”, diz a sinopse.

Jonathan Majors, de Lovecraft Country e Loki, é acompanhado no elenco por Regina King, Idris Elba, LaKeith Stanfield, Damon Wayans Jr., dentre outros.

Publicidade