Em cartaz nos cinemas brasileiros, A Pequena Sereia arrasa nas bilheterias ao mesmo tempo em que divide a opinião da crítica especializada. O remake live-action da Disney faz diversas alterações na história e nos personagens da animação original, lançada em 1989. Sendo assim, quais são as principais diferenças entre o desenho e o filme?
“A filha mais nova do Rei Tritão, Ariel, é uma bela e espirituosa sereia com sede de aventura. Desejando descobrir mais sobre o mundo fora do mar, ela visita a superfície e se apaixona pelo charmoso príncipe Eric. Seguindo seu coração, ela faz um acordo com a malvada bruxa do mar, Ursula, para experimentar a vida em terra firme”, diz a sinopse oficial do longa.
O elenco de A Pequena Sereia conta com Halle Bailey (grown-ish), Jonah Hauer-King (Mundo em Chamas), Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento) e Javier Bardem (Onde os Fracos Não Tem Vez).
Mostramos abaixo as 7 principais diferenças entre a animação A Pequena Sereia e o remake live-action da Disney; confira!
Os cabelos de Ariel
Quando a popstar Halle Bailey foi escalada como Ariel no remake live-action de A Pequena Sereia, racistas do mundo inteiro ficaram histéricos, vomitando ódio, intolerância e preconceito nas redes sociais.
Por isso, a equipe do remake decidiu valorizar ainda mais a origem da atriz, trocando o clássico cabelo liso de Ariel pelos icônicos locs de Halle Bailey.
“Nossas coroas são muito especiais para nós, mulheres negras. Nosso cabelo é importante de todas as maneiras, e por isso, fiquei muito agradecida por ter tido a oportunidade de manter a minha essência no filme”, disse a atriz em um papo recente com o jornal The New York Times.
Um visual mais realista
Uma mudança em A Pequena Sereia que foi apontada como um dos principais “defeitos” do filme por parte da crítica especializada é a caracterização dos personagens de CGI do remake. Estes personagens incluem, primordialmente, o peixe Linguado, o caranguejo Sebastião e o pássaro Scuttle.
Como A Pequena Sereia é um filme live-action, faz sentido os personagens “animais” do longa se parecerem com suas contrapartes da vida real.
Mesmo assim, o novo visual de Linguado e Sebastião reduz a expressividade dos personagens, o que torna difícil a identificação do público com eles. Mesmo assim, os atores Daveed Diggs e Jacob Tremblay têm performances sólidas como as vozes do siri e do peixe.
Por que Ariel aceita a proposta de Ursula?
De acordo com Halle Bailey, e com a própria trama do remake de A Pequena Sereia, Ariel aceita o acordo de Ursula não por estar apaixonada pelo Príncipe Eric, mas sim devido à sua grande curiosidade sobre o mundo humano.
Em outras palavras, a personagem não abandona tudo simplesmente para ficar com um homem. A nova versão da princesa é bem mais empoderada, decidida e ativa que sua contraparte animada.
“O filme é mais sobre a liberdade da Ariel, que ela tenta encontrar nesse mundo por estar tão obcecada com ele”, explicou Bailey em uma entrevista ao site The Face.
Nova personagem em A Pequena Sereia
Para caracterizar melhor o Príncipe Eric, o remake live-action de A Pequena Sereia confirma que o personagem tem uma mãe adotiva, a Rainha Selina.
A personagem, que é interpretada pela atriz britânica Noma Dumezweni não entende (e não gosta nada) do interesse do filho pelas expedições subaquáticas.
A intérprete da Rainha Selina é conhecida, principalmente, por atuar em séries como The Undoing, Pose e Bem-vindos à Vizinhança. Ela também interpretou Hermione Granger na primeira versão da peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.
A trama do Rei Tritão
Superprotetor e um tanto quanto esquentado, o Rei Tritão é interpretado por Javier Bardem, de Apresentando os Ricardos, no remake live-action de A Pequena Sereia.
O filme expande a trama do personagem, revelando por que ele odeia tanto os humanos, e os motivos por trás de sua resistência aos interesses de Ariel.
Cuidado com um spoiler! O remake de A Pequena Sereia revela que a mãe de Ariel foi morta por humanos, e por isso, Tritão não confia nos seres da superfície.
A trilha sonora
Além de clássicas canções como “Under the Sea”, “Part of Your World”, “Kiss the Girl” e “Poor Unfortunate Souls”, o remake de A Pequena Sereia inclui novas músicas em sua trilha sonora.
As canções inéditas foram produzidas por Lin-Manuel Miranda (de Hamilton e Moana) em parceria com Alan Menken, o compositor original de A Pequena Sereia.
Essas canções incluem, por exemplo “The Scuttlebutt” (cantada por Scuttle, Sebastião e Linguado), “Wild Uncharted Waters” (do Príncipe Eric) e “For the First Time” (interpretada por Ariel).
Um grande sumiço
Por fim, um personagem que desempenha um papel relativamente importante em A Pequena Sereia não aparece no remake live-action.
Trata-se do Chef Louis, o cozinheiro francês que tenta transformar Sebastião em aperitivo enquanto canta a canção “Les Poissons”. Rob Marshall, o diretor do remake, falou sobre a mudança em um papo recente com a imprensa.
“Esse é o conceito de animação. Esse tipo de coisa, você pode até fazer em desenhos, mas em meios diferentes, não funciona muito bem”, explicou o cineasta.
Você já pode assistir A Pequena Sereia nos cinemas brasileiros.