Mais do que você gosta.

Publicidade

A trajetória de Slender Man: Dos fóruns da internet às telas do cinema

Publicado por Lucas Nascimento

24/08/2018 01:00

Com Slender Man: Pesadelo Sem Rosto chegando aos cinemas brasileiros, é a melhor hora para relembrar como o mito da internet nasceu.

Batizado de creepypasta, o sinistro personagem faz parte de uma série de lendas urbanas originadas em fóruns de internet, e aqui relembramos toda a sua trajetória ao longo da última década.

Continua depois da publicidade

Crítica | Slender Man: Pesadelo Sem Rosto

Confira:

A ORIGEM DO CREEPYPASTA

O termo creepypasta é quase tão antigo quanto a própria internet. Lendas urbanas que nasceram em fóruns de discussão no início dos anos 2000, as creepypasta eram formadas por histórias bizarras e imagens estranhas, geralmente montagens com elementos assustadores e perturbadores.

O MITO DE SLENDER MAN

A primeira aparição de que se tem notícia do Slender Man foi em 2009, no fórum Something Awful. Diversas fotos em preto e branco traziam crianças e adolescentes em situações cotidianas, com a presença de um homem de terno alto e magro em cantos desfocados e distorcidos. O autor das fotos, Eric Knusden afirmou que a inspiração na montagem das fotos veio de fontes como Stephen King, H.P. Lovecraft e o jogo Silent Hill.

A INFLUÊNCIA DE SLENDER MAN

Saindo da internet, o Slender Man logo começou a aparecer em diferentes mídias. Web séries e jogos de videogame começaram a apresentar suas versões do homem gigante e magro, com destaque para a produção independente Marble Hornets.

O CASO DE 2014

A influência de Slender Man atingiu níveis perigosos em 2014, quando duas adolescentes em Milwaukee esfaquearam uma colega de classe na floresta. A vítima sobreviveu, e as duas agressoras foram diagnosticadas com doença mental, após afirmarem que a presença de Slender Man as obrigou a tentar cometer o assassinato.

SLENDER MAN: O DOCUMENTÁRIO

Baseado no ataque de 2014, a HBO lança o documentário Beware the Slenderman em 2017, explorando os motivos e o julgamento das duas garotas de Milwaukee. O filme não é sobre o mito de Slender Man em si, mas foi a primeira vez que a creepypasta foi abordada por alguma obra reconhecível no audiovisual.

SLENDER MAN EM HOLLYWOOD

Quase 10 anos após sua primeira aparição registrada na internet, Hollywood finalmente faz um filme sobre Slender Man. Lançado pela Sony Pictures, o filme causou polêmica por trazer semelhanças com o caso de 2014, e o próprio estúdio aprovou uma série de cortes que fossem muitos violentos, além de cinemas de Milwaukee se recusarem a exibir o filme. Slender Man: Pesadelo Sem Rosto mostrou-se um fracasso comercial e de crítica nos EUA.

Slender Man: Pesadelo Sem Rosto estreia nos cinemas brasileiros em 24 de agosto.

Slender Man: Pesadelo sem Rosto | Estúdio cortou diversas cenas importantes por medo de reação do público

Publicidade