Mais do que você gosta.

Publicidade

Lista

As maiores esnobadas do Oscar de todos os tempos

A premiação pode ser bastante controversa às vezes

Publicado por Victor Carvalho

20/03/2022 22:00

Todos os anos, o Oscar causa uma nova polêmica. É a maior premiação de Hollywood, mas vem perdendo um pouco da popularidade nos últimos tempos.

Existem vários motivos para isto, e as péssimas decisões tomadas são alguns deles. No entanto, não é de hoje que o Oscar é controverso.

Isso é uma parte quase tão importante de sua história quanto as produções que ele premia.

Continue lendo para conferir uma lista com algumas das maiores esnobadas do Oscar de todos os tempos na categoria de Melhor Filme, ou seja, produções que perderam para outras que eram consideradas inferiores.

Shakespeare Apaixonado vencendo O Resgate do Soldado Ryan

Em 1999, Shakespeare Apaixonado e O Resgate do Soldado Ryan bateram de frente na categoria de Melhor Filme do Oscar.

O Resgate do Soldado Ryan era considerado o favorito, mas Shakespeare Apaixonado teve uma campanha tão forte que acabou vencendo.

Hoje em dia, o público pode dizer qual dos dois filmes é realmente mais memorável.

Como Era Verde o Meu Vale vencendo Cidadão Kane

Cidadão Kane é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, mas não levou o Oscar de Melhor Filme.

Na verdade, em sua época de lançamento, Cidadão Kane nem teve tanto prestígio por todos. Isso mudou ao longo dos anos, é claro, e hoje Cidadão Kane é um grande clássico do cinema.

A Volta ao Mundo em 80 Dias vencendo Assim Caminha a Humanidade

A Volta ao Mundo em 80 Dias venceu o Oscar de Melhor Filme, mas não é muito lembrado hoje em dia. Não, não estamos falando da versão com Jackie Chan.

Assim Caminha a Humanidade disputou o prêmio naquele mesmo ano e, apesar de ter perdido, apresenta uma reputação bem mais icônica hoje em dia.

Gandhi vencendo E.T. O Extraterrestre

Esse é um caso inusitado. Gandhi tinha muito mais “cara de Oscar” do que E.T. O Extraterrestre, então não é uma surpresa que tenha vencido como Melhor Filme.

No entanto, muita gente na época achava que E.T. O Extraterrestre merecia mais o prêmio, incluindo o próprio diretor de Gandhi!

Gandhi é um grande filme, mas não há dúvidas de que E.T. O Extraterrestre deixou uma marca muito maior em Hollywood.

Conduzindo Miss Daisy vencendo Meu Pé Esquerdo

Na briga entre Conduzindo Miss Daisy e Meu Pé Esquerdo, o primeiro era considerado uma “aposta segura”, enquanto o segundo era visto como uma escolha mais desafiadora.

Consegue adivinhar qual deles venceu o Oscar de Melhor Filme? Correto, Conduzindo Miss Daisy!

Crash – No Limite vencendo O Segredo de Brokeback Mountain

Esse é um dos maiores absurdos do Oscar. Ninguém entendeu direito quando Crash – No Limite foi anunciado como o vencedor na categoria de Melhor Filme.

O Segredo de Brokeback Mountain era, obviamente, o favorito. No entanto, o preconceito em torno do longa-metragem atrapalhou muito a sua campanha ao Oscar.

Crash – No Limite não é ruim, mas a sua reputação não é das melhores por causa dessa vitória controversa.

Forrest Gump – O Contador de Histórias vencendo Pulp Fiction: Tempo de Violência

A questão aqui é bem mais complicada. Forrest Gump – O Contador de Histórias e Pulp Fiction: Tempo de Violência são, ambos, grandes filmes.

No entanto, os fãs de Pulp Fiction: Tempo de Violência argumentam que, enquanto o longa-metragem era bem mais inovador, Forrest Gump – O Contador de Histórias tinha um estilo muito tradicional para agradar o Oscar.

É um ponto válido, mas o Oscar estaria bem com qualquer um dos dois.

O Discurso do Rei vencendo A Rede Social

Dirigido por David Fincher, A Rede Social é inteligente e instigante, contando a história da criação do Facebook.

Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, mas mais uma vez, o vencedor foi um filme com um estilo bem mais convencional: O Discurso do Rei.

Green Book: O Guia vencendo Roma

Foi uma surpresa quando Green Book: O Guia levou a melhor sobre Roma no Oscar de Melhor Filme.

No entanto, apesar de visto como controverso por muitos, Green Book: O Guia também tinha um molde muito mais tradicional de Oscar.

Então, embora tenha sido decepcionante para várias pessoas, já devia ser esperado que os votantes escolheriam mais uma aposta segura.

Publicidade