Mais do que você gosta.

Publicidade

Lista

Batman: Detalhes e referências escondidas que só fãs sabem

Filme vem tendo uma ótima recepção com a crítica e o público

Publicado por Victor Carvalho

05/03/2022 22:00

Contém spoilers

Apesar de sua abordagem “realista”, Batman consegue ser extremamente fiel aos quadrinhos, tanto na representação do personagem principal quanto na de Gotham. Os personagens secundários também são muito bem representados.

O diretor Matt Reeves estudou tanto os quadrinhos que cada decisão da narrativa parece baseada em alguma parte do material de origem. Dessa maneira, existem alguns detalhes que apenas os fãs de quadrinhos poderão identificar.

Continua depois da publicidade

Continue lendo para conferir uma lista com os detalhes e referências que os fãs de quadrinhos poderão identificar em Batman.

As cartas do Charada indicam a galeria de vilões do Batman

É curioso que cada uma das cartas do Charada pareça indicar um personagem diferente da galeria de vilões do Batman.

A primeira é uma referência à Corte das Corujas, enquanto a segunda mostra um cientista louco muito parecido com Hugo Strange.

Outros vilões referenciados pelas cartas são Hera Venenosa, Chapeleiro Louco e Ventríloquo. É possível que nem todos esses personagens apareçam no universo de Batman, mas ainda é interessante que eles sejam referenciados.

Bruce é da família Arkham

O Asilo Arkham é um lugar bem conhecido da mitologia do Batman, mas uma reviravolta que pode surpreender os fãs é que a mãe de Bruce, Martha, era da família que criou a instituição.

Sim, ela era Martha Arkham antes de ser Martha Wayne, o que faz com que o nome de Bruce seja Bruce Arkham Wayne.

Pode parecer algo inventado especificamente para essa história, mas a verdade é que existe uma base nos quadrinhos.

Esse detalhe é uma adaptação de Batman: Terra Um, na qual Martha também era da família Arkham, que apresenta um longo histórico de problemas mentais.

O verdadeiro pai da Mulher-Gato

Outra reviravolta que pode parecer inventada especificamente para Batman é que Carmine Falcone é o verdadeiro pai de Selina Kyle, a Mulher-Gato. No entanto, também existe uma base para isto nos quadrinhos.

É indicado desde Batman: O Longo Dia das Bruxas que a Mulher-Gato é filha do mafioso.

Existe até uma certa obsessão da personagem por Falcone, como se ela sentisse inveja da grande família que ele construiu, deixando-a de lado.

Mulher-Gato repete uma cena icônica dos quadrinhos

Em Batman, quando Mulher-Gato e Falcone brigam, ela arranha o rosto do mafioso com as suas unhas.

Isso é uma referência direta para Batman: Ano Um, uma história na qual a Mulher-Gato faz a mesma coisa com Falcone, o que deixa uma cicatriz permanente no rosto do vilão.

O verdadeiro nome do Charada

Você provavelmente conhece o Charada como Edward Nygma. Esse é o nome que ele teve em todas as outras versões em live-action.

No entanto, em Batman, o nome do vilão é Edward Nashton.

Você pode ter ficado confuso com a mudança, mas na realidade é um detalhe fiel aos quadrinhos: no material de origem, Edward Nashton também é o verdadeiro nome de nascimento do Charada, com “Edward Nygma” sendo apenas um nome que o vilão inventou durante a sua carreira de criminoso.

O plano de inundação do Charada

Em Batman, uma parte do plano do Charada é inundar Gotham, o que ele consegue, embora o Cavaleiro das Trevas acabe vencendo no final.

Isso é uma adaptação de uma história chamada Batman: Ano Zero, na qual a destruição causada pelo Charada transforma Gotham praticamente em um cenário pós-apocalíptico.

Batman usa veneno?

No terceiro ato, quando Batman parece abatido, ele aplica em si mesmo uma substância verde que o deixa muito mais forte e violento.

Pode ser só uma dose de adrenalina, mas alguns fãs acreditam que, pela aparência, se trata de veneno, a substância que o vilão Bane usa para ficar forte nos quadrinhos.

O novo amigo do Charada

O Charada termina Batman preso no Asilo Arkham, se lamentando por seu plano ter dado errado. No entanto, ele recebe o apoio do companheiro da cela ao lado, que se apresenta como um amigo.

O nome desse personagem não é revelado, mas está claro que se trata do Coringa, que parece ter um visual macabro (o seu rosto não é totalmente mostrado). Esta nova versão do vilão é interpretada pelo ator Barry Keoghan.

Referência à cidade Bludhaven

No final de Batman, Mulher-Gato diz que está indo para Bludhaven e pede que o Cavaleiro das Trevas o acompanhe.

No entanto, Batman está comprometido com o seu novo papel de salvador de Gotham e quer ajudar as pessoas a superarem os tempos difíceis.

Nos quadrinhos da DC, Bludhaven é a cidade que serve como base de operações para Dick Grayson quando ele deixa de ser Robin e se torna o Asa Noturna. Isso pode indicar que Grayson estará, de alguma forma, na continuação.

Você pode visitar o site indicado na cena pós-créditos

Batman não apresenta exatamente uma cena pós-créditos, mas uma rápida mensagem do Charada.

Também é rapidamente mostrado o endereço de um site, que é o mesmo que Batman e Gordon precisam acessar no meio da história.

Acontece que você também pode acessar este site. Como parte da campanha promocional de Batman, a Warner Bros. disponibilizou o site para o público, apresentando pequenas charadas e referências (clique aqui para acessar o site em questão).

Batman está em cartaz nos cinemas.

Publicidade