Com o lançamento de X-Men: Fênix Negra trazendo um fim infeliz para a saga dos mutantes da Fox, apenas alguns meses depois de Vingadores: Ultimato quebrar todos os recordes de bilheteria, percebemos como duas equipes mais importantes da Marvel mudaram ao longo dos anos. Os Vingadores, para melhor. Os X-Men, para pior.
No entanto, nas histórias em quadrinhos, os X-Men sempre foram superiores aos Vingadores. Não acredita? Nós te apresentamos dez razões!
Os mutantes são uma poderosa alegoria
Enquanto os Vingadores são capazes de confrontar uma miríade de temas importantes como qualquer outra equipe, nunca houve um princípio orientador presente em seus quadrinhos. Os X-Men, por outro lado, são vistos há muito tempo como uma metáfora para a reforma e a integração social. Stan Lee uma vez explicou que a revista em quadrinhos dos X-Men sempre teve a intenção de ser uma alegoria para o Movimento dos Direitos Civis.
A dinâmica entre alunos e professores
Uma dinâmica interessante nos X-Men é que eles também são professores. Eles não têm credenciais, mas quando não estão resgatando o mundo ou se divertindo, Jean Grey, Wolverine e Ciclope ensinam história, geografia e até mesmo combate para os alunos do Professor Xavier, que uma vez foi seu próprio mestre.
Uma família de verdade
Os X-Men não escolhem seus parceiros. Sim, há um líder que consegue atribuir papéis específicos e escolher sua equipe principal, mas os X-Men se reúnem independente das circunstâncias. Todos enfrentam preconceito e ódio e formam uma união em busca de libertação desse ódio. Existem figuras paternas, mentores e aprendizes, amigos e inimigos nas revistas dos X-Men, que são todos conectados pelo desejo de serem bem tratados.
Quadrinhos derivados
X-Factor, Novos Mutantes, X-Force, Excalibur e Tropa Alfa são apenas alguns dos quadrinhos de sucesso que surgiram dos X-Men, e isso sem mencionar os numerosos livros solo que focaram em X-Men específicos. Os Vingadores nunca tiveram a mesma sorte com derivados.
Melodrama poderoso
Em comparação com os Vingadores, os X-Men poderiam ser considerados um tanto impenetráveis. Por quê? Embora ambos os quadrinhos tenham décadas de vida, a forte ênfase no melodrama, bem como o grande número de personagens que apareceram nos X-Men, impede uma introdução fácil às suas aventuras. Até hoje, ainda é justo dizer que X-Men não é exatamente o quadrinho mais acessível da Marvel.
Histórias mais icônicas
Histórias como Dias de Um Futuro Esquecido, Deus Ama, o Homem Mata, A Saga da Fênix Negra, A Era do Apocalipse, Os Novos X-Men e Surpreendentes X-Men firmaram os X-Men como o principal grupo da Marvel. Os três primeiros exemplos são da passagem famosa de Chris Claremont pelos quadrinhos, enquanto os últimos três chegaram em tempos mais recentes, por cortesia dos escritores Grant Morrison, Joss Whedon e outros.
Trajes mais legais
Os heróis da equipe dos X-Men foram reprojetados, redesenhados e renovados praticamente a cada década desde que apareceram pela primeira vez. Mais do que qualquer outro super-time da Marvel, os X-Men usam alguns trajes genuinamente brilhantes, com Wolverine sendo um bom exemplo disso.
Por anos, foram a equipe mais importante da Marvel
Quando os anos 90 chegaram e Jim Lee foi chamado para trabalhar com o grupo ao lado de Chris Claremont, os X-Men se tornaram a equipe mais importante da Marvel. A adição de Lee à revista fez as vendas dispararem, tanto que X-Men #1 vendeu mais de oito milhões de cópias. A série animada daquela época também ajudou a popularizá-los.
A Irmandade
A Irmandade é antônimo dos X-Men e possui uma formação formidável. Na liderança está Magneto, um anti-vilão moralmente ambíguo que leva o negócio da liberdade mutante a sério. Ao lado dele estão os nomes de Mística, Dentes de Sabre, Pyro e o Blob, com várias outras figuras entrando e saindo da equipe.
Os X-Men são mais especiais
Enquanto os fãs dos Vingadores são capazes de mergulhar profundamente no mundo de cada membro com um quadrinho solo disponível para casa super-herói (na maioria dos casos), é raro que os X-Men recebam o mesmo tratamento, exceto pelo Wolverine.
Isto, por sua vez, dá à série X-Men um certo tipo de importância, já que é o único lugar onde você poderá ver esses personagens. Eles são inseparáveis de seus aliados, mais unidos do que a maioria das outras equipes de super-heróis, e isso não apenas torna a novidade deles se ramificando por conta própria mais interessante, mas também torna a dinâmica da equipe mais genuína.