Indicações

Saiba qual é a melhor ordem para ver Velozes e Furiosos antes do 10º filme

Velozes e Furiosos 10 estreia no Brasil em 19 de maio

Prestes a estrear nos cinemas brasileiros, Velozes e Furiosos 10 tem tudo para fazer o maior sucesso com o público nacional. Antes de conferir o longa na telona, muita gente vai maratonar os 9 lançamentos anteriores da franquia. Porém, como a linha do tempo de Velozes e Furiosos é bastante confusa, vale a pena seguir a ordem que mostramos abaixo.

“Em Velozes e Furiosos 5, Dom e sua turma acabam com o nefasto traficante brasileiro Hernan Reyes e destroem seu império em uma ponte no Rio de Janeiro. O que eles não sabiam era que o filho de Reyes, Dante, testemunhou tudo e passou os últimos 12 anos bolando um terrível plano de vingança”, diz a sinopse oficial do longa.

Dirigido por Louis Leterrier (Truque de Mestre), o décimo filme serve como a 1ª parte da aguardada conclusão de Velozes e Furiosos. Além de Vin Diesel como Dom Toretto, o longa conta com o retorno de alguns dos atores mais queridos da franquia.

Enquanto Velozes e Furiosos não estreia, confira abaixo a melhor ordem para ver os 9 filmes da franquia! (via Looper)

Velozes e Furiosos (2001)

Obviamente, você deve começar a franquia Velozes e Furiosos pelo primeiro filme da saga, lançado no início dos anos 2000. O longa introduz alguns dos personagens mais importantes da franquia, como Dom Toretto, Mia, Letty e Brian O’Conner. No filme, a grande missão da gangue de Dom é roubar uma carga de aparelhos DVD.

+ Velozes + Furiosos (2003)

Em + Velozes + Furiosos, o segundo filme da franquia, Dom vive uma grande aventura em Miami. Procurado pela polícia após os eventos do primeiro longa, o personagem de Vin Diesel, junto com Brian e os outros integrantes da equipe, tenta derrotar o traficante Carter Verone. O filme também introduz Roman, o personagem de Tyrese Gibson.

Los Bandoleros (2009)

Pouco conhecido pelos fãs de Velozes e Furiosos, o curta-metragem Los Bandoleros pode ser assistido, gratuitamente, no YouTube. Escrito, dirigido e protagonizado por Vin Diesel, o projeto serve como uma espécie de prólogo para a história de Dom. Alguns dos personagens mais queridos de Velozes e Furiosos são introduzidos no filme.

Velozes e Furiosos 4 (2009)

Velozes e Furiosos 4 marca o retorno de Vin Diesel à franquia após o “sumiço” do ator em Desafio em Tóquio. O filme é o responsável por algumas das principais confusões na linha do tempo da Saga Fast. Afinal de contas, mesmo tendo estreado somente em 2009, o longa é ambientado antes de Desafio em Tóquio.

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio, Dom, a turma de Dom tira o protagonista da cadeia e, junto com ele, foge para o Brasil. No país, a equipe é perseguida à exaustão pelo agente Luke Hobbs, interpretado por Dwayne Johnson. É muito importante assistir a esse filme antes de conferir Velozes e Furiosos 10, já que a trama do longa é intimamente ligada à história do lançamento.

Velozes e Furiosos 6 (2013)

Velozes e Furiosos 6 representa um ponto de ruptura para a franquia Velozes e Furiosos. Com o passar do tempo, a Saga Fast evolui de uma simples história sobre corridas de carro para uma franquia de ação internacional, na qual os personagens, volta e meia, salvam o mundo. O vilão do longa é o mercenário Owen Shaw, vivido por Luke Evans.

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio chegou aos cinemas 7 anos antes de Velozes e Furiosos 6. Mesmo assim, os eventos do longa são ambientados após o desfecho do sexto filme. Dom Toretto aparece somente no final do filme. Embora o foco do longa seja a história do adolescente Lucas Black, Desafio em Tóquio também é muito importante para a trama de Han.

Velozes e Furiosos 7 (2015)

Velozes e Furiosos 7 conta com a introdução de vários personagens que, com o passar do tempo, desempenham papéis muito importantes na franquia – como a hacker Ramsay (interpretada por Nathalie Emmanuel) e o misterioso Sr. Ninguém (vivido por Kurt Russell). O filme também traz a última participação de Paul Walker na saga.

Velozes e Furiosos 8 (2017)

Quase todos os personagens de Velozes e Furiosos – com exceção de Brian – retornam no 8º filme da franquia, incluindo o Sr. Ninguém (Kurt Russell), Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Jason Statham (Deckard Shaw). O longa também introduz uma das vilãs mais importantes da saga: Cypher, a cyberterrorista interpretada por Charlize Theron.

Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)

Hobbs & Shaw, o primeiro derivado de Velozes e Furiosos, chegou aos cinemas em 2019. O longa, como o próprio nome indica, é uma aventura solo de Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham). Não é essencial assistir ao filme antes de ver Velozes e Furiosos 10 no cinema, mas é interessante, já que Hobbs e Shaw voltam no próximo longa.

Velozes e Furiosos 9 (2021)

Por fim, temos Velozes e Furiosos 9, o lançamento mais recente da franquia. Bastante ligado à trama de Velozes e Furiosos 10, o longa introduz Jakob Toretto, o irmão perdido do protagonista Dom, interpretado por John Cena. Hobbs e Shaw não aparecem no filme, mas o personagem de Jason Statham faz uma participação especial na cena pós-créditos.

No Brasil, Velozes e Furiosos 10 estreia em 19 de maio.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.