Filmes

Esposa de Will Smith sugere boicote ao Oscar após marido ser esnobado

Jada Pinkett Smith

Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, usou o Twitter para expressar sua indignação com a falta de diversidade entre os indicados ao Oscar 2016.

O marido da atriz, inclusive, foi um dos esnobados pela Academia, que não reconheceu a atuação de Smith no drama Um Homem Entre Gigantes, ao contrário do Globo de Ouro. Jada então sugeriu aos artistas negros se unirem para fazer um boicote ao Oscar 2016.

“Na cerimônia do Oscar, pessoas de cor são sempre bem-vindas para dar prêmios, até mesmo entreter… mas raramente somos reconhecidos por nossas realizações artísticas. Então as pessoas de cor devem deixar de participar todas juntas? As pessoas só podem nos tratar da maneira em que nós permitimos. Com muito respeito no meio de uma profunda decepção”, desabafou a ex-integrante da série Gotham.

A própria presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, também lamentou o fato e disse estar “desapontada” com a falta de diversidade do Oscar 2016. O apresentador da cerimônia, Chris Rock, também se manifestou sobre a polêmica, chamando a cerimônia de “O BET Awards branco” – leia aqui.

Confira os trailers dos indicados a melhor filme

Pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 atores indicados às categorias principais são brancos, e apenas um dos diretores indicados, o mexico Alejandro G. Iñárritu (O Regresso), não é caucasiano.

Momentos depois do anúncio das indicações ao Oscar 2016, a falta de diversidade da premiação gerou um movimento nas redes sociais através da hashtag #OscarsSoWhite (OscarTãoBranco), que chegou a ser um dos assuntos mais comentados do dia.

Oscar 2016 e as “surpresas” da Academia

2016 é o ano do cinema de ação no Oscar. Filmes do gênero como Mad Max: Estrada da Fúria, Star Wars: O Despertar da Força, O Regresso e Perdido em Marte dominaram as categorias técnicas – leia mais.

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2016

A entrega dos prêmios acontecerá em 28 de fevereiro, em cerimônia apresentada por Chris Rock, que substituirá Neil Patrick Harris no comando da maior festa do cinema.

Tudo sobre o Oscar 2016

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.