Filmes

Cannes | Artistas protestam contra impeachment em estreia de filme brasileiro

O filme Aquarius, representante da América Latina na seleção oficial do Festival de Cannes 2016, provocou polêmica na Riviera Francesa quando o elenco e o diretor do filme, liderados por Sônia Braga, chegaram à estreia com cartazes protestando contra o que chamaram de golpe de Estado no Brasil.

Cannes | Shia LaBeouf dança Rihanna no primeiro destaque do Festival

“Um golpe ocorreu no Brasil”, “resistiremos” e “o Brasil não é mais uma democracia” estavam entre os ditos nos cartazes brandidos por Sônia, os colegas de elenco e o diretor Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor). Os cartazes estavam escritos em várias línguas. Um dos participantes do protesto abriu a camisa para revelar uma camiseta por baixo com os dizeres “Super Dilma”, em referência à presidente Dilma Roussef.

Aquarius conta a história da resistência de Clara (Sônia Braga), uma mulher que resiste à pressões de agentes imobiliários para deixar o seu apartamento no Recife, em Pernambuco. Uma companhia pretende demolir o prédio em que Clara mora, mas a viúva de 65 anos jurou só deixar o apartamento quando morresse.

Cannes | “Não tenho nada de bom para dizer de Woody Allen”, diz Susan Sarandon

Os artistas citaram que quase todas as produções brasileiras que chegaram a Cannes no decorrer da história foram financiadas com ajuda do governo federal, e acusaram o presidente em exercício Michel Temer de ameaçar cortes nesse financiamento.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.