Filmes

Apresentadora é acusada de injúria racial ao falar sobre Zendaya em Homem-Aranha

Amy Robach, a apresentadora do programa matinal Good Morning America, está sendo duramente criticada na internet por ter utilizado um termo racial pejorativo em seu programa ao se referir a um membro do elenco de Spider-Man: Homecoming.

O novo filme do Homem-Aranha foi elogiado por sua diversidade ao colocar a atriz afro-descendente Zendaya no papel de Mary Jane Watson, tradicionalmente interpretada por uma atriz branca. No entanto, ao se referir a Zendaya, a apresentadora usou o termo “colored people” (traduzido literalmente como “pessoas de cor”).

A palavra “colored” foi usada nos Estados Unidos da América para se referir à pessoas negras antes do movimento dos Direitos Civis, nos anos 50 e 60. O termo é amplamente visto hoje como politicamente incorreto e como uma injúria racial.

Robach comentou ainda que Hollywood costuma ser criticada pela prática de “whitewashing” – que consiste em colocar atores caucasianos para interpretar personagens que deveriam ser negros ou de outras etnias – e apontou que Spider-Man: Homecoming seria a forma da indústria do cinema de rever seus erros.

Com a repercussão negativa nas mídias sociais, a apresentadora pediu desculpas e disse à Associated Press que sua declaração foi “um erro” e que “isto não reflete como eu me sinto ou falo na minha vida cotidiana”.

Veja o vídeo controverso em que ela se refere a Zendaya:

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.