Filmes

Oscar 2017 | Academia pede desculpas por erro e diz que tomará medidas apropriadas

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas liberou um comunicado oficial pedindo desculpas pela gafe histórica no final da cerimônia de domingo (26), onde o vencedor da categoria de melhor filme foi erroneamente anunciado.

Nesta segunda (27), a PricewaterhouseCoopers, empresa responsável pela auditoria do Oscar, já havia assumido a culpa pela confusão na entrega do envelope de melhor filme, mas a Academia decidiu emitir sua própria retratação:

“Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme durante a cerimônia do Oscar no domingo à noite”, diz o comunicado. “Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de La La Land e Moonlight, cuja experiência [da vitória] foi profundamente alterada por este erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias. Para todos os envolvidos – incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro – pedimos desculpas”.

Ainda segundo a Academia, o erro foi investigado e medidas estão sendo estudadas para evitar outro incidente no futuro:

“Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC o tratamento do processo crítico de tabulação, incluindo a entrega precisa dos resultados. PwC assumiu total responsabilidade pelas violações dos protocolos estabelecidos que ocorreram durante a cerimônia. Passamos a noite passada e hoje investigamos as circunstâncias e determinaremos quais ações serão apropriadas para o futuro. Estamos firmemente empenhados em defender a integridade do Oscar e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”, finaliza a nota.

No final da cerimônia, La La Land foi anunciado pela dupla de atores Warren Beatty e Faye Dunaway como melhor filme. O envelope deveria ter vindo com o nome do vencedor da categoria, Moonlight, mas ao invés disso Beatty recebeu um envelope já lido anteriormente, de melhor atriz para Emma Stone (por La La Land). Isso levou os apresentadores do prêmio a cometerem o erro de anunciar La La Land como melhor filme. Segundo um jornal, o funcionário da empresa responsável pela entrega do envelope estava distraído no Twitter instantes antes.

“Foi o final mais estranho da TV desde Lost”, diz apresentador sobre erro histórico

Oscar 2017 | Confira a lista dos vencedores

Sair da versão mobile