Séries

"O Rotten Tomatoes é uma força destrutiva em Holywood", diz diretor

O diretor e empresário Brett Ratner (A Hora do Rush) disse que o site Rotten Tomatoes, que reúne avaliações de diversos críticos sobre filmes e séries e dá uma nota média para cada obra, é uma “força destrutiva em Holywood”.

No festival de Sun Valley, realizado no último fim de semana, o diretor questionou o método de notas utilizado pelo site, que condensa avaliações de um grande número de críticos em um número. De acordo com o diretor, isso resulta em algo “tóxico” e inexato.

“É a pior coisa que temos hoje na cultura do cinema”, disse Ratner, referindo-se ao site. O Rotten Tomatoes é um dos sites mais populares de crítica de filmes e séries. Boa parte do público costuma consultar o site antes de escolher qual obra assistir.

“Acho que é a destruição do nosso negócio. Eu tenho muito respeito e admiração por crítica de cinema. Quando eu era mais jovem, a crítica cinematográfica era uma arte em si. E havia muitos bons intelectos que se dedicavam a ela. Você lia críticas de Pauline Kael, e alguns outros, mas isso não existe mais. Agora tudos e resume a um número. Um condensamento de notas positivas versus notas negativas”.

Ratner, cuja empresa RatPac Entertainmente cofinanciou Batman vs. Superman, dirigido por Zack Snyder, disse inclusive que a nota baixa que o filme recebeu no Rotten Tomatoes significou uma sombra negativa sobre o filme, que na verdade, segundo ele, se saiu muito bem.

Batman vs. Superman custou US$250 milhões de dólares e US$900 milhões. Apesar disso, sua nota no Rotten Tomatoes não chega a 30%.

“Ninguém sabe o que aqueles números significam. Já vi grandes filmes que têm notas horríveis no Rotten Tomatoes. O que é triste é que a crítica cinematográfica desapareceu”.

Jeff Voris, do Rotten Tomates, falou à EW sobre as declarções de Ratner. “Nós estamos facilitando o acesso dos fãs às avaliações de centenas de críticos profissionais. A nota do filme, que é a porcentagem de críticas positivas publicadas, tornou-se uma referência útil para os cinéfilos, mas acreditamos que é apenas um ponto de partida para as discussões e debates sobre os filmes.

A lista de filmes que fizeram sucesso de público mas são mal avalidos no Rotten Tomatoes inclui Esqueceram de Mim (55%), Hook – A Volta do Capitão Gancho (30%) e Mais um Verão Americano (32%).

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.