Filmes

Disney agora domina 27% da indústria do cinema após compra da Fox

Segundo informações do site The Numbers, o Walt Disney Studios possui agora o controle de 27% de toda a indústria do cinema após ter adquirido parte da 21st Century Fox. Nesta quinta-feira (14), a Disney anunciou que comprou a divisão de filmes e TV da Fox por US$ 52,5 bilhões (R$ 174 bilhões).

Enquanto isso, a Warner Bros. Pictures (incluindo as subdivisões New Line Cinema e DC Films) detém 15,36% do mercado cinematográfico; a Sony Pictures (formada também por Columbia Pictures, Screen Gems, Tri-Star) tem 12,22%; a Universal Pictures (DreamWorks, Focus Features) tem 11,49%; e a Paramount Pictures (Nickelodeon, Paramount Animation) aparece em último com 10,89% de domínio do mercado. O resto da indústria (23,04%) é composta por estúdio menores e independentes.

Antes da Fox, o grande conglomerado Disney já contava com grandes empresas como Marvel Entertainment/Studios, LucasFilm, Pixar, e as redes ABC e ESPN.

A fusão deu a Disney os direitos de franquias como Alien, Avatar, Kingsman, Planeta dos Macacos, X-Men, Quarteto Fantástico, e de séries como Os Simpsons e Modern Family.

Conheça TODAS as franquias que a Disney levou na compra da Fox

Veja também os artigos:

A compra da Fox pela Disney é a pior notícia do ano para o cinema

O que a compra da Fox pela Disney significa para os X-Men e o universo Marvel?

Disney não comprou a Fox pelos X-Men, mas sim por causa da Netflix; entenda

Sair da versão mobile