Filmes

Recordista de indicações ao Oscar, A Forma da Água é acusado de plágio

A Forma da Água se tornou recordista de indicações ao Oscar 2018 nessa terça (23), recebendo 13 nomeações, mas o jornal The Guardian nota que a família do dramaturgo Paul Zindel não está nada feliz com isso.

O falecido escritor assinou uma peça chamada Let Me Hear You Whisper (Deixe-Me Ouvir Você Sussurrar, em tradução livre) em 1969, narrando a história de uma faxineira que forma vínculo com um golfinho preso em um laboratório.

Oscar 2018 | A Forma da Água é recordista de indicações; Logan é surpresa

A Forma da Água narra a história de uma faxineira muda (Sally Hawkings) que se apaixona por uma criatura aquática que está sendo mantida refém no laboratório secreto onde ela trabalha.

Em ambas as obras, a faxineira descobre que a criatura em questão está prestes a ser sacrificada graças às experiências feitas nela no laboratório, e dão um jeito de libertá-las usando um carrinho de lavanderia.

“Estamos chocados que um estúdio tenha permitido que um filme tão obviamente derivado da obra do meu pai fosse produzido sem nosso consentimento ou o crédito apropriado”, disse o filho de Zindel ao The Guardian.

O estúdio Fox Searchlight nega, por sua vez que “o Sr. Del Toro tenha lido ou visto a peça do Sr. Zindel antes de escrever o filme”.

O filme dirigido por Guillermo Del Toro estreia no Brasil em 1º de fevereiro de 2018.

Sair da versão mobile