Filmes

Star Wars: Os Últimos Jedi | Supervisor de efeitos especiais explica "cena silenciosa"

ATENÇÃO: SPOILERS SOBRE STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI A SEGUIR

Star Wars: Os Últimos Jedi foi um filme que rendeu diversas reações, sejam elas pelos filmes ou pelas histórias de bastidores. E uma cena em específico do filme propiciou momentos de estranheza.

A cena em questão é quando a Almirante Holdo (Laura Dern) se sacrifica, levando sua nave à velocidade da Luz contra uma nave de batalha de Snoke. Foi tão chocante e inesperada só pela ação, mas um elemento foi o que mais chamou atenção: o silêncio.

Esta sequência é completamente silenciosa. Algumas pessoas acreditaram, no começo, que se tratava de uma falha no projetor ou na cópia dos cinemas, o que provocou estes a avisarem que o filme possui esse momento sem som.

Por conta das reações de surpresa e por muitos não saberem lidar com ela, o supervisor de efeitos especiais de Star Wars: Os Últimos Jedi, Ben Morris, decidiu contar sobre essa cena, em entrevista ao site VFXBlog.

“Eu sentei e fiquei: ‘Ai meu Deus, o que iremos fazer? Vai ser épico! Será Bayhem [efeito especial no qual a cena está em câmera lenta com muita ação e efeitos na cena. Geralmente é associado aos filmes de Michael Bay], é o trabalho completo’ – porque parece uma cena gigante de destruição.”, disse Ben.

Morris continuou em seguida: “Eu acho que uma das coisas mais inteligentes é que, geralmente com naves de batalha no espaço, sempre lembramos daqueles fundos negros com naves brancas. O que Luis Guggenberger [artista conceitual] fez foi colocar todo o foco no meio da cena. Ele disse: ‘O que acontece se o espaço é tão cheio de detritos e particularidades que acabam se tornando tão branco e as naves tão negras, com sombras fortes?’.

Star Wars: Os Últimos Jedi estreou nos cinemas em 14 de dezembro de 2018.

Sair da versão mobile