Natalie Portman decidiu se manifestar após as acusações de que o novo filme no qual protagoniza, Aniquilação, fez whitewashing em sua personagem.
Whitewashing é um termo em inglês que pode ser traduzido como uma forma de deixar um personagem de tom de pele escura (negro, latino), o adaptando para um intérprete caucasiano, branco.
Portman contou que só soube da cor de sua personagem, Lena, recentemente. No segundo livro após Aniquilação, Lena é descrita como alguém que tem uma descendência asiática. Dr. Ventress, interpretada por Jennifer Jason Leigh no longa, é descrita como uma mulher de descendência indígena e ambas atrizes são brancas.
Natalie comunicou ao site Yahoo Entertainment que nota uma quantidade alta de elenco branco no filme e que enfatizou mudanças: “Bom, tudo isso soa problemático, mas estou sabendo de tudo agora. Precisamos de mais representatividade para asiáticos nos filmes, para hispânicos, para negros e mulheres de cor, indígenas, enfim, ainda não temos representatividade suficiente.”
Aniquilação estreia em 22 de fevereiro de 2018.