Filmes

Han Solo: Uma História Star Wars foi inspirado por O Grande Lebowski e outros clássicos

Os roteiristas Lawrence & Jon Kasdan revelaram em entrevista à EW suas inspirações e referências para a idealização de Han Solo: Uma História Star Wars.

Emilia Clarke diz que filme tem uma forte presença feminina

Segundo os dois, o filme sobre o jovem Han (agora interpretado por Alden Ehrenreich) emprestou referências de filmes clássicos como O Grande Lebowski e Fogo Contra Fogo, além de obras literárias como A Ilha do Tesouro.

Ilha do Tesouro (1950)

“Para nós, essa é a história de um cara jovem que se encontra com personagens duvidosos, e como esses personagens influenciam quem ele se tornaria como adulto. É muito similar a Ilha do Tesouro”, conta Jon.

O clássico literário de Robert Louis Stevenson já foi adaptado diversas vezes para o cinema, mais marcantemente em 1950 pela Disney.

Fogo Contra Fogo (1955)

Fogo Contra Fogo, clássico de Michael Mann de 1995, também foi uma influência. “Queríamos deixar claro que ninguém é confiável nesse mundo em que Han entra. Sempre há uma chance de traição, e o filme de Mann é muito bom em incutir essa paranoia”, diz Lawrence.

“De novo, há também a relação entre o personagem de Al Pacino e o de Val Kilmer – um criminoso mais velho e perigoso ensinando para um mais jovem o que fazer”, completa.

Os Imperdóaveis (1992)

Dirigido por Clint Eastwood, o western Os Imperdoáveis (1992) também mexeu com a dupla de pai e filho que escreveu Han Solo: Uma História Star Wars.

“O filme, no que tange a relação de Eastwood com o garoto, é sobre uma pessoa inicialmente inocente que é levada para um mundo cínico e oportunista. Como Han se tornou o cara que precisa dizer em alto e bom som que não liga para ninguém além de si mesmo? Sabemos que isso não é verdade, porque no final ele se junta aos rebeldes, mas como ele se tornou esse cara?”, descreve Jon.

O Grande Lebowski (1998)

Por fim, o clássico cult O Grande Lebowski (1998) deu à dupla de roteiristas uma ideia de como abordar o relacionamento inicial entre Han Solo e Chewbacca.

“Pense em Han como Jeff Bridges, e Chewie como John Goodman”, brinca Jon. “O interessante é que, no filme dos Coen, o protagonista se mete em um mundo que ele não entende, e só consegue se complicar mais ainda, porque existem muitos relacionamentos já definidos muito antes dele chegar lá”.

“O tom de Han Solo, dentro da saga Star Wars, precisava ser diferente de tudo o que já havíamos visto, e eu acho que O Grande Lebowski é uma boa referência”, completa.

Han Solo: Uma História Star Wars estreará em 24 de maio de 2018.

Sair da versão mobile