Filmes

Cate Blanchett lidera protesto por igualdade de gênero no Festival de Cannes

A noite deste sábado (12) foi marcada por protestos no Festival de Cannes. Diversas mulheres resolveram protestar pela igualdade de gênero pouco antes da exibição do longa Girls of the Sun, um dos poucos filmes dirigidos por mulheres a participar da competição do evento.

Atrizes como Kristen Stewart, Salma Hayek e Jane Fonda, além das diretoras como Ava DuVernay, Agnès Varda e Patty Jenkins, se reuniram em uma escada para protestar em silêncio pelo fato de que é difícil ser uma mulher e crescer na indústria cinematográfica.

A atriz Cate Blanchett liderou as mulheres fazendo um discurso. “Nos degraus aqui hoje estão 82 mulheres que representam o número de diretoras que subiram por essa escada desde o início do Festival de Cannes em 1946. Neste mesmo período, 1688 diretores homens subiram essa mesma escada. Nos 71 anos deste festival, houveram apenas 12 chefes de júri mulheres” disse Blanchett. Veja as fotos do protesto logo abaixo.

Não é a primeira vez que mulheres da indústria protestam devido a problemas de gênero. Durante o BAFTA e o Globo de Ouro de deste ano, diversas atrizes usaram preto para protestar contra o assédio sexual na indústria.

Os melhores looks do Festival de Cannes 2018 até agora

Além de contar com diversas estreias de filmes bastante esperados e celebridades importantes, o Festival de Cannes este ano será o local de estreia do longa brasileira Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, durante a mostra Un Certain Regard, a segunda mais importante do evento.

Sair da versão mobile