O campo da crítica de cinema ainda é dominado por homens brancos, segundo um estudo da USC Annenberg Scool for Communication and Journalism, nos EUA – publicado pela Variety.
O levantamento levou em conta todas as críticas publicadas para os 100 filmes mais lucrativos de 2017 em veículos oficiais, on-line ou impressos, dos EUA.
O resultado apontou que 82% desses reviews foram assinados por pessoas brancas, e 79% foram assinados por homens. Essas porcentagens deixam 18% de representação para críticos de outras origens étnicas, e 21% para mulheres.
Mulher-Maravilha 2 | Fotos dos bastidores mostram visuais retrô de veículos do longa
19.559 reviews foram contados para a pesquisa, cujos resultados foram considerados “piores do que o esperado” pelos pesquisadores.
O texto do estudo aponta que 18% não é uma porcentagem de pessoas não-brancas representativa da realidade populacional dos EUA. Segundo o último censo americano, 39% da população era não-caucasiana.
O estudo ainda apontou que a quantidade de reviews escritos por mulheres para títulos como Mulher-Maravilha e Viagem das Garotas, filmes com protagonistas femininas, foi um pouco maior. Seria um reflexo da política de distribuição de críticas feita por jornais e sites entre sua equipe.
30% dos reviews desses filmes protagonizados por mulheres foram escritos por críticas do sexo feminino.