Atualmente, é quase impossível falar sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas sem lembrar da emblemática atuação de Heath Ledger como o Coringa.
Entretanto, na época da escalação do ator como o personagem, diversas pessoas ficaram receosas com a decisão de Christopher Nolan. Agora Jonathan Nolan, irmão do diretor e roteirista revelou que até mesmo a Warner não gostava da ideia.
Durante um debate com outros produtores de cultura pop, como Shawn Levy, Jason Blum e Melissa Rosenberg (via Heroic Hollywood), Jonathan explicou que ninguém conseguia entender a decisão de Christopher em escolher Ledger para o papel.
“Quando eu escrevi O Cavaleiro das Trevas, Chris tinha que descobrir como usaríamos o Coringa. Chris teve uma boa reunião com Heath Ledger. E ninguém entendeu – eu não entendi, o estúdio não entendeu. E os fãs diziam ‘Pior escalação de elenco do mundo’. Chris apenas confiou em sua decisão. Era uma questão de não dar aos fãs o que eles pediam, mas o que eles precisavam” disse o roteirista.
O papel de Coringa deu a Ledger um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante. O ator foi encontrado morto em 22 de janeiro de 2008 por uma overdose acidental.