Filmes

Pokémon supera Star Wars como franquia mais lucrativa do mundo

De acordo com uma lista publicada no Wikipedia (via ScreenRant), que leva em conta fontes confiáveis de análise da indústria do entretenimento, Pokémon ocupa o primeiro lugar dentre as franquias mais lucrativas do mundo, superando outros gigantes, como Star Wars.

Evidente que não devemos levar como verdadeira toda e qualquer informação que lemos na Wikipedia, além disso, muitos dos valores são estimados. Ainda assim, a lista leva em conta mais de 500 fontes, incluindo relatórios de rendas de diferentes companhias, artigos da revista Forbes, dentre outros, o que transmite certa veracidade aos dados colhidos.

Pokémon | Twitch realiza maratona com 16 filmes e 19 temporadas em português

Além disso, se levarmos em conta o quão prolífica é a franquia Pokémon, esse resultado final não chega a parecer tão surpreendente. Ainda que não conte com tanta popularidade (comparando com anos atrás) no Ocidente, Pokémon se manteve em alta no Japão desde sua concepção, em 1996.

Além disso, a franquia já gerou mais de 15 games (contando apenas as iterações principais), inúmeros filmes (que lançam anualmente), séries animadas, produtos licenciados, dentre outras formas de capitalização. De quebra, o game mobile Pokémon GO provou ser um dos mais populares dos últimos anos, gerando ainda mais lucros para a empresa.

Dito isso, praticamente nenhuma outra franquia, na História, conseguiu se manter em alta, lançando uma série de produtos anualmente, como Pokémon. Na lista do Wikipedia, logo abaixo de Pokémon, estão as franquias: Hello Kitty, Star Wars, Mickey Mouse & Friends, Mario e Harry Potter, nessa ordem.

No fim deste ano, ainda teremos o lançamento de um novo game da franquia, Pokémon Let’s Go Pikachu e Let’s Go Eevee, que chega às lojas no dia 16 de novembro, para o Nintendo Switch.

Sair da versão mobile