O Emmy 2024 vai acontecer no próximo domingo (15) e saberemos quem vai levar os prêmios para casa. Até lá, podemos especular acerca do assunto e é exatamente isso o que faremos aqui.
Quando se trata dessas premiações, é fácil prever algumas categorias, outras nem tanto. Evidente que há surpresas ocasionalmente, mas alguns vencedores são tão óbvios, que os outros indicados nem precisam se dar o trabalho de preparar discursos de antemão.
Assim sendo, decidimos expor nossas previsões para algumas das mais badaladas categorias do Emmy 2024. Confira, abaixo.
Melhor série dramática
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão está sendo amplamente considerada a favorita, especialmente após seu sucesso nos prêmios técnicos e seu apelo épico. A série conseguiu capturar a atenção tanto da crítica quanto do público, tornando-a uma grande candidata. The Morning Show também é uma forte concorrente, com seu elenco estelar e narrativa envolvente, assim como The Crown, que continua a ser uma potência em premiações, especialmente por seu foco nas fases finais da vida da Princesa Diana.
Melhor série de comédia
O Urso parece imbatível nesta categoria, especialmente após sua vitória no ano anterior e o forte desempenho da segunda temporada. A série é uma mistura de drama e comédia que ressoou muito bem com os críticos e espectadores. No entanto, Abbott Elementary, com sua abordagem charmosa e relevante sobre o sistema educacional, e Hacks, com a veterana Jean Smart no elenco, também têm boas chances de surpreender.
Ator em série dramática
Hiroyuki Sanada, de Xógum, é amplamente esperado como o vencedor por sua performance poderosa. Gary Oldman também é um forte concorrente por Slow Horses, uma série que mistura espionagem com drama psicológico, e ele é sempre uma presença marcante em qualquer premiação.
Atriz em série dramática
Anna Sawai, também de Xógum, desponta como a favorita, em grande parte pela profundidade emocional de sua atuação. Jennifer Aniston, que já foi indicada por seu trabalho em The Morning Show, pode representar um desafio, assim como Imelda Staunton, que entregou uma performance comovente como a Rainha Elizabeth II em The Crown.
Ator em série de comédia
Jeremy Allen White, por O Urso, é praticamente uma escolha garantida para vencer, dado seu desempenho transformador na série. Mesmo assim, Larry David, em sua última temporada de Curb Your Enthusiasm, poderia ser uma surpresa, especialmente se a Academia decidir honrar sua longa carreira com um Emmy.
Atriz em série de comédia
Jean Smart, de Hacks é amplamente considerada a favorita, sendo uma atriz veterana que tem dominado essa categoria nos últimos anos. Ayo Edebiri, que subiu ao protagonismo em O Urso, e Quinta Brunson, criadora e estrela de Abbott Elementary, também têm chances de vitória, especialmente por suas performances muito elogiadas.
Ator coadjuvante em série dramática
Tadanobu Asano, de Shogun, é o nome mais forte da categoria, com sua interpretação de um personagem complexo que é ao mesmo tempo cômico e assustador. Billy Crudup, que já venceu anteriormente por The Morning Show, pode ser uma ameaça, mas Asano parece estar à frente.
Atriz coadjuvante em série dramática
Elizabeth Debicki, por sua atuação emocionante como a Princesa Diana em The Crown, é a favorita. Sua performance foi amplamente elogiada por capturar o lado vulnerável e público de Diana. Lesley Manville, também de The Crown, é outra forte concorrente, mas Debicki parece ter uma leve vantagem.
Atriz coadjuvante em série de comédia
Hannah Einbinder, de Hacks, lidera as previsões, sendo uma das favoritas para vencer com sua performance cômica e tocante. Liza Colón-Zayas, de O Urso, também é uma forte candidata, especialmente com o sucesso da série, mas Einbinder tem a vantagem de ser uma presença constante e em ascensão na série.
Ator coadjuvante em série de comédia
Os Emmys são conhecidos por suas varreduras e, com a expectativa de que O Urso vença em muitas outras categorias no domingo, é difícil ver Ebon Moss-Bachrach não levar esse prêmio pelo segundo ano consecutivo. Se tivermos que prever um estraga-prazeres, talvez Moss-Bachrach e seu colega Lionel Boyce dividam os votos e Paul Rudd leve a categoria porque todo mundo adora Paul Rudd. Mas é quase certo que isso não vai acontecer.
Melhor minissérie ou telefilme
A última temporada de True Detective foi um pesadelo frio impressionante, mas, infelizmente, não pode competir com todo o hype de Bebê Rena. A série limitada sombria da Netflix do comediante Richard Gadd foi um fenômeno, graças ao seu conteúdo profundamente perturbador, à história (provavelmente) verdadeira de um homem sendo perseguido e assediado por uma mulher mais velha e à intimidade das apresentações. Tudo isso e sua popularidade devem impulsionar a série para uma vitória.