Cannes 2024

Festival de Cannes: Saiba tudo que aconteceu na abertura

Palma de Ouro para Meryl Streep, Modern Love e muito mais na abertura de Cannes 2024

Abertura da 77ª Edição do Festival de Cannes
Abertura da 77ª Edição do Festival de Cannes

“Você pode não estar ciente disso, mas está prestes a entrar em um universo paralelo chamado Vórtice de Cannes.” Assim iniciou Camille Cottin no palco do Grand Théâtre Lumière quando as luzes se acenderam para esta 77ª edição do Festival de Cannes. Movida pela energia da Orquestra Worakls, a atriz francesa colocou os doze dias do Festival sob os signos da emoção, do compromisso e, claro, do amor ao cinema.

“Assistimos filmes o dia todo e discutimos sobre eles a noite toda. Ninguém fala a mesma língua, mas todos nos entendemos. (…) Aqui, quando se mergulha na escuridão, é para encontrar a luz. Parece loucura, mas o mais louco disso é que é verdade. Não é um universo paralelo. Este mundo existe”.

“É aqui que os aficionados do cinema de todo o mundo se encontram. Um lugar de encontros, diálogos, debates, reflexão, cultura e encantamento. Isto está aqui e agora. Numa época de acontecimentos preocupantes e até arrepiantes no mundo, quando fraturas profundas dividem os povos, quando o nosso planeta está em chamas, quando a nossa inteligência colectiva está ameaçada de se tornar artificial, este local de encontro é um golpe de sorte. Todos os anos vamos a Cannes para tirar uma fotografia da nossa humanidade; viemos para nos encher de esperança. É infinitamente lindo.”

A Mestre de Cerimônias convidou Ebru Ceylan, Lily Gladstone, Eva Green, Nadine Labaki, Juan Antonio Bayona, Pierfrancesco Favino, Kore-eda Hirokazu e Omar Sy, astro de Lupin (Netflix), para se juntarem a ela. Eles são membros do júri de longas-metragens presidido pela atriz e diretora americana Greta Gerwig, diretora de “Barbie”.

A cineasta que “conquistou o mundo em três filmes” pareceu extremamente emocionada com a atuação deslumbrante do cantor Zaho de Sagazan, que chegou a cantar Modern Love, de David Bowie, sucesso mundial e trilha sonora de seu filme, Frances Ha.

Meryl Streep em Cannes

Palma de Ouro para Meryl Streep

E como nunca nos cansamos de receber mulheres excepcionais no palco desta cerimônia de abertura, uma ovação de longa data saudou a entrada de Meryl Streep, que estava em Cannes para receber uma Palma de Ouro honorária das mãos da atriz francesa Juliette Binoche.

Esta última expressou o seu maior respeito: “Seu rosto e sua voz fazem parte de nossas vidas. Você nos fez sentir emoções. Você nos fez crescer. Quando vejo você na tela, não é você que vejo, é um fluxo que passa por você. E é disso que se trata ser ator. Mas, na realidade, é muito mais. É um elo criado pela sua presença, deixando a beleza chegar até você. O que flui através de você num instante é intenção, pensamento, energia, amor, verdade. De onde vem tudo isso? É por amor? Você nasceu assim? Qual era seu sonho?”

Reagindo ao filme que homenageia sua carreira, a grande atriz norte-americana disse: “Para mim, assistir a esse clipe é como olhar pela janela de um trem de alta velocidade. Correndo como um raio desde a minha juventude até os meus cinquenta anos, até os dias atuais. Tantos rostos, tantos lugares dos quais me lembro tão bem. Quando estive em Cannes, há 35 anos, pela primeira vez, já era mãe de três filhos. Eu estava chegando aos 40 e pensei que minha carreira havia acabado. Na época, para uma atriz, essa era uma previsão razoável. A única razão pela qual estou aqui esta noite é por causa dos artistas maravilhosos com quem trabalhei, incluindo a presidente deste júri.”

Por fim, as duas atrizes uniram-se para declarar oficialmente aberto o 77º Festival de Cannes!

Zaho de Sagazan e Greta Gerwig © Valery Hache / AFP

Onde assistir a cerimônia

A Cerimônia de Abertura foi transmitida ao vivo pela France 2 e internacionalmente pela Brut. Para aqueles que desejam assistir, também estará disponível em France.tv, Brut. Cannes, YouTube e site oficial do Festival de Cannes.

As Cerimônias de Abertura e Encerramento serão transmitidas ao vivo internacionalmente em inglês e francês pela Brut., sem restrições geográficas.

Sair da versão mobile