Injustiças

Os esnobados do Oscar 2024

Diretora de Barbie e muitos outros ficaram de fora

Greta Gerwig e Margot Robbie em Barbie
Greta Gerwig e Margot Robbie em Barbie

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de indicados ao Oscar 2024. Como sempre, muitos merecedores de indicações ficaram de fora da premiação.

Algumas apostas óbvias não foram concretizadas nessa edição, como é o caso de Greta Gerwig para o prêmio de melhor direção. De fato, é praticamente inacreditável, tendo em vista o sucesso de Barbie, a aclamação crítica, a discussão gerada pelo filme e a maneira como marcou a cultura pop em 2023.

Mas esse é apenas um dos nomes que foram deixados de fora do Oscar 2024. Quando se fala de atuação, há muitos outros, visto que a Academia costuma contemplar atuações bombásticas, ao invés de performances mais discretas, cheias de nuances dramáticas.

Dito isso, confira, abaixo, alguns dos maiores esnobados do Oscar 2024.

Ryan Gosling, Margot Robbie e Greta Gerwig no set de Barbie
Ryan Gosling, Margot Robbie e Greta Gerwig no set de Barbie

Greta Gerwig e Margot Robbie

A dupla responsável pelo maior filme do ano foi reconhecida em outras categorias. Robbie foi incluída na indicação de melhor filme como produtora e Gerwig teve seu roteiro reconhecido. Mas Robbie acabou perdendo a concorrida indicação de melhor atriz, enquanto Gerwig foi excluída da categoria de diretora – injustamente.

Cena de Assassinos da Lua das Flores

Leonardo DiCaprio em Assassinos da Lua das Flores

Parecia óbvio que Leonardo DiCaprio seria indicado pelo filme de Martin Scorsese. Mas depois de perder uma indicação ao SAG, temia-se que ele não aparecesse na lista de melhor ator por sua aclamada atuação como Ernest Burkhart. Talvez alguns eleitores tenham se desanimado com a falta de simpatia de seu personagem ou ele tenha sido vítima de uma categoria extremamente competitiva.

Vidas Passadas

Greta Lee por Vidas Passadas

Oito dos 10 filmes indicados para melhor filme também receberam indicações para seus atores. Os que ficaram de fora: Zona de Interesse e Vidas Passadas. O primeiro é mais compreensível, já que Sandra Hüller, arrepiante como a esposa do comandante de Auschwitz, garantiu uma indicação por sua atuação principal em Anatomia de uma Queda.

Dito isso, a atuação notável de Greta Lee, como uma mulher cuja vida é transformada quando seu namorado de infância vem da Coreia para visitá-la, definitivamente merecia uma indicação.

Segredos de um Escândalo

As estrelas de Segredos de um Escândalo

O provocativo estudo de personagem de Todd Haynes foi recebido calorosamente em sua estreia em Cannes, e as boas vibrações continuaram em dezembro, quando grupos de críticos deram ao filme prêmios pelo roteiro e pelo ator coadjuvante Charles Melton. É de se esperar que os membros da Academia consigam apreciar as nuances do estilo de Todd Haynes, mas as estrelas do filme – Natalie Portman, Charles Melton e Julianne Moore, não foram indicadas.

Diretor Martin Scorsese.

Eric Roth e Martin Scorsese pelo roteiro de Assassinos da Lua das Flores

Com 10 indicações, Assassinos da Lua das Flores, de Scorsese, foi bem representado este ano. Mas a dupla de roteiristas, formada por Scorsese e Roth, não foi reconhecida por sua transformação do que na página era basicamente um procedimento policial em um retrato multidimensional de uma comunidade indígena enquanto ela navega pela dizimação de seu povo.

Penélope Cruz em Ferrari

Penélope Cruz por Ferrari

Ferrari foi totalmente excluído das indicações em qualquer categoria no Oscar de 2024. Entre suas muitas virtudes, a que mais pesa é a falta de reconhecimento para Cruz, que dá vida à esposa distante do fabricante de automóveis Enzo Ferrari, Laura. Especialmente depois que Cruz recebeu uma indicação ao SAG Awards, um lugar entre os cinco finalistas do Oscar parecia ser o próximo passo, mas esse não foi o caso.

Sair da versão mobile