Há anos, vem crescendo a pressão para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficos inclua uma categoria no Oscar que celebre o trabalho de dublês.
Afinal, trata-se de uma importante disciplina cinematográfica, responsável por algumas das façanhas mais impressionantes da tela grande, mas que, no último século ou mais, não foi reconhecida na maior premiação de Hollywood.
Mais recentemente, o lançamento de O Dublê, fez com que o elenco e a equipe defendessem repetidamente a inclusão de uma categoria de dublês no Oscar, e a conversa não passou despercebida.
Em Cannes, a Empire conversou com os chefes da Academia, que estão no processo de reformular a instituição e elevar o padrão da noite mais estrelada do setor.
“Estamos conversando com membros da comunidade de dublês que são membros da Academia sobre a possibilidade disso”, disse Bill Kramer, CEO da Academia, à Empire. “Adicionamos um novo prêmio que será lançado em dois anos para diretores de elenco”, observa ele, “portanto, estamos sempre abertos a essas discussões.”
Nos bastidores, o DNA da Academia continua a mudar, permitindo possíveis mudanças futuras. “A Academia é como um organismo vivo que respira”, explica a presidente da Academia, Janet Yang.
Ainda é cedo, mas pode ser que, enfim, vejamos uma categoria para dublês no Oscar.