O Oscar 2024 passou e já podemos ficar de olho nos filmes que podem ser contemplados na edição do ano que vem. Desde já, há alguns candidatos promissores – vamos conferir alguns que já têm chances de serem indicados.
Conforme aponta a Variety, a Warner Bros. lidera o grupo de possíveis indicados, já destacando Duna: Parte II, de Denis Villeneuve, como um formidável concorrente em várias categorias.
A programação do estúdio também é reforçada por sequências e prelúdios ansiosamente aguardados, como Furiosa, de George Miller, e Coringa: Folie à Deux, de Todd Phillips.
Este último traz Joaquin Phoenix retornando ao seu papel vencedor do Oscar, com Lady Gaga possivelmente entrando na disputa pelo prêmio de melhor atriz como a Arlequina.
A Universal Pictures espera capitalizar depois de ganhar o prêmio de melhor filme com Oppenheimer, de Christopher Nolan, e ganhar prêmios com a adaptação cinematográfica de Wicked, com Cynthia Erivo e Ariana Grande.
A Paramount Pictures busca repetir o sucesso de Top Gun: Maverick com Gladiador 2, de Ridley Scott, com um elenco estelar, que inclui Paul Mescal e Pedro Pascal.
A Disney e suas subsidiárias (20th Century Studios, Pixar, Searchlight Pictures e Walt Disney Animation) estão preparadas para cativar o público com potenciais sucessos de bilheteria, como Planeta dos Macacos: O Reinado e as sequências de Divertida Mente e Moana.
Emma Stone volta a trabalhar com Yorgos Lanthimos, de Pobres Criaturas, na antologia Kinds of Kindness, da Searchlight, dividindo a tela com Jesse Plemons e Willem Dafoe.
A Sony Pictures e a Sony Pictures Classics estão ajustando seus candidatos a prêmios, com destaque para a possível estreia de Scarlett Johansson na direção, Eleanor the Great, que contará com a participação da indicada ao Oscar June Squibb (Nebraska).
Os projetos de Robert Zemeckis (Here, com Tom Hanks), Jason Reitman (SNL: 1975, com Gabriel LaBelle) e Taika Waititi (Klara and the Sun, com Jenna Ortega) sinalizam a ambição da Sony Studios.
Além disso, a A24, que acaba de receber duas indicações ao prêmio de melhor filme, parece forte com filmes como Sing Sing, com o recente indicado ao Oscar Colman Domingo, e o drama romântico de John Crowley, We Live in Time, estrelado por Andrew Garfield e Florence Pugh.
Streaming não fica de fora
A Netflix, em particular, apresenta uma lista diversificada, incluindo o filme de ação Hit Man, de Richard Linklater, com Glen Powell, e a adaptação cinematográfica de The Piano Lesson, de August Wilson, produzida por Denzel Washington.
A Apple Original Films busca se recuperar depois que Assassinos da Lua das Flores foi para casa de mãos vazias com dramas como Fancy Dance, com Lily Gladstone, e o épico Blitz, de Steve McQueen, que captura a resiliência dos londrinos durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, com Saoirse Ronan e Harris Dickinson.
A Amazon MGM vai lançar o novo filme com Zendaya, Challengers.
Para completar, ainda há o épico de ficção científica Megalopolis, de Francis Ford Coppola, com Adam Driver e Queer, de Luca Guadagnino, com Daniel Craig. Ambos parecem ser projetos repletos de inovação, o que pode marcar um período emocionante para os entusiastas do cinema.