Selfie amaldiçoada

Um dos momentos mais memoráveis do Oscar envelheceu muito mal

Selfie do Oscar marcou a premiação, mas muita coisa mudou desde então

A famigerada selfie do Oscar
A famigerada selfie do Oscar

A selfie de Ellen DeGeneres no Oscar, que “quebrou” a internet, foi tirada há 10 anos e não envelheceu nada bem.

Enquanto apresentava o 86º Oscar, DeGeneres reuniu uma série de celebridades de Hollywood para tirar uma selfie no meio da cerimônia.

A foto, com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Brad Pitt, Angelina Jolie, Julia Roberts, Lupita Nyong’o, seu irmão Junior, Channing Tatum, Kevin Spacey e Jared Leto, tornou-se estratosfericamente viral depois que DeGeneres a publicou no Twitter, obtendo mais de 2 milhões de retweets até o final da cerimônia.

Por um tempo, foi a foto mais postada de todos os tempos. Depois, foi a selfie mais preguiçosamente parodiada.

Em seguida, veio à tona que se tratava de um golpe de marketing orquestrado pela Samsung para colocar seu novo aparelho no centro das atenções. Isso, é claro, apesar da negação da Samsung, que forneceu o telefone para a selfie e desembolsou US$ 20 milhões para patrocinar a premiação daquele ano

A revelação de que o momento não foi espontâneo não é a única razão pela qual os sentimentos em relação à foto se deterioraram.

Claro, é ruim saber que o que acreditávamos ser um momento improvisado de diversão bem-humorada foi uma forma inteligente de fazer propaganda. Mas, 10 anos depois, muitas das estrelas das fotos se tornaram persona non grata, irrelevantes ou, simplesmente, não são legais.

Quase ninguém da foto se salvou

Vamos começar com o óbvio: Kevin Spacey aparece bem no meio, tendo de alguma forma conseguido um assento perto o suficiente do palco para pular para o fundo da selfie, apesar de não ter participado de nenhum filme naquela temporada de premiações.

Sua carreira estelar foi interrompida em 2017, depois que denúncias de comportamento inadequado foram feitas contra ele. Embora tenha sido exonerado e inocentado das acusações de agressão em julgamentos nos EUA e no Reino Unido, ele ainda sofre reações negativas sempre que aparece em uma plataforma.

Há também a própria DeGeneres. Seu talk show de longa duração na NBC foi alvo de acusações de uma cultura de estúdio tóxica, saturada de medo e intimidação, por parte de convidados e funcionários em 2020, o que levou a um grande escrutínio. A série foi cancelada um ano depois, e DeGeneres não apareceu em um papel regular na TV desde então.

Enquanto isso, desde que a foto foi tirada, o ex-casal poderoso de Hollywood, Brad Pitt e Angelina Jolie, se separou, finalizando seu divórcio em 2019, e as coisas só ficaram mais complicadas desde então. Os dois estão envolvidos em um processo judicial amargo sobre sua propriedade vinícola francesa conjunta desde o início de 2022, bem como em uma batalha pela custódia de seus filhos, em relação aos quais Jolie acusou Pitt de ser abusivo.

Além disso, Jared Leto pode ou não ser um aspirante a líder de um culto, Jennifer Lawrence teve a maré da opinião pública contra ela.

Para piorar, muitos estão cansados das tentativas sucessivas de Bradley Cooper em fazer um filme oscarizável e tudo só piora quando ele abre a boca.

Não há muito a dizer sobre Channing Tatum, Angelina Jolie, Julia Roberts e outros, tirando o fato de que não fazem filmes empolgantes há anos.

Sair da versão mobile