Quadrinhos

Batman nomeia Bolsonaro como "Bozo" e zoa presidente brasileiro na DC

A HQ Dark Knight Returns: The Golden Child (O Retorno do Cavaleiro das Trevas: A Criança Dourada, em tradução) trouxe uma referência ao Brasil. A história traz uma citação do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ao mesmo tempo que faz uma piada.

A temática que envolve o presidente é o porte de armas. A HQ é de Frank Miller, um dos escritores mais conhecidos do herói da DC, e traz ilustrações do brasileiro Rafael Grampá.

Dark Knight Returns: The Golden Child, que é uma continuação da famosa série do escritor, chegou nos Estados Unidos na semana passada e tem ganhado cada vez mais repercussão internacional.

Além de uma menção a Bolsonaro, até mesmo a ativista Greta Thunberg é representada na história (veja mais aqui). Na trama, Gotham passa por um momento de manifestações populares.

A referência a Bolsonaro

A citação ao presidente brasileiro é feita no momento que a HQ mostra uma grave briga entre manifestantes. Em uma rede social que imita o Twitter, uma foto do Bolsonaro é mostrada, com o nome de JM Bozo.

O comentário feito por esse personagem é a favor do porte armas: “Se dependesse de mim, todo bom cidadão teria uma arma de fogo em casa”.

A referência, porém, é feita como uma crítica. A nova HQ de Frank Miller traz um forte protesto contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiado por Bolsonaro.

O contexto

Na trama, que envolve política, o Coringa e Darkseid tentam manipular as eleições norte-americanas. Os vilões tentam, com poderes, convencer a população sobre qual lado é o melhor.

Nessa disputa, manifestantes que são a favor do Coringa acabam brigando com aqueles que são contra Donald Trump, apoiado pelo vilão. É nesse momento que um dos apoiadores do Palhaço do Crime é agredido.

Trabalhando com a internet e as mídias, o Coringa manipula todas informações novamente. O vilão da DC cria uma trama em que os manifestantes contra Trump são violentos, enquanto os capangas do Palhaço estariam corretos.

Nesse cenário, entra a publicação do Bolsonaro, sendo nomeado de Bozo, que também é o apelido de um palhaço dos EUA da década de 60, interpretado por Frank Avruch. Assim como Trump, o Coringa também estaria usando outros políticos dentro dessa história do Batman para manipular o povo.

Confira o quadrinho abaixo.

HQ Dark Knight Returns: The Golden Child está disponível nos Estados Unidos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.