ALERTA DE SPOILERS

Os fãs do quadrinho original de Watchmen sabiam que o Doomsday Clock provaria ser uma história controversa, não importa como terminasse. Mas o que eles não esperavam era que o Dr. Manhattan examinasse o futuro… e descrevesse um evento que une os maiores heróis da DC e da Marvel.

Sim, a edição final da sequência de Watchmen explicou como Manhattan alterou a realidade. Ele descobriu que o Superman era o coração da realidade da DC, significando que não importa como ele mudasse a história, a chegada do herói sempre será um evento que vai existir.


E olhando para o futuro, um evento que sempre ocorrerá – mesmo que os heróis da Marvel colidissem com o Universo da DC, levando a mais uma reinicialização maciça.

Crossover entre DC e Marvel?

No capítulo final entregue com Doomsday Clock #12, Manhattan vê a persistência do Superman ecoar através da história e, graças à sua percepção do tempo, também no futuro. E embora a realidade possa reiniciar como pós-crise, o Multiverso preservaria toda realidade anterior (e futura).

Manhattan relembra vários eventos futuros de Crises chegando ao Universo da DC, com o escritor Geoff Johns usando referências vagas e jargões cósmicos para cada um, exceto um que será inconfundível para os fãs da Marvel Comics. O evento conhecido apenas como Crise Secreta.

“Não importa quantas vezes a existência do Superman seja atacada, ele sobreviverá. Mesmo que a mudança seja constante… Em 10 de julho de 2030, começa a “Crise Secreta”, jogando o Superman em uma briga pelo universo com o próprio Thor… e um gigante verde mais forte do que até o Dia do Juízo Final, que morre protegendo o Superman desses invasores.”

Jogando com o tradicional termo “Crise” para eventos da DC e “Secreta” para a Marvel, a história do crossover é clara. 2030 traz uma ameaça ou invasão que vê o Homem de Aço testar o martelo de Thor, e o Incrível Hulk se sacrifica para salvar o herói.

A verdadeira questão é exatamente o que Geoff Johns está jogando, sugerindo que a Marvel e a DC Comics unirão forças para um evento entre empresas em uma década.

Doomsday Clock #12 já está à venda nas lojas de quadrinhos norte-americanas.