Com a recente conclusão da série do Batman de Tom King, uma era das aventuras do Cavaleiro das Trevas chegou ao fim. No entanto, Batman #85 também inclui um epílogo que indica uma nova era intensa para o Cavaleiro das Trevas.

No epílogo do final de King em Batman, o Coringa responde à revelação da identidade do Superman, lançando sua maior arma: seu conhecimento da identidade secreta de Batman.

O Homem de Aço disse ao mundo que ele também era Clark Kent em Superman #18, com um discurso emocionante para as pessoas da Terra e os confins do Universo DC. Enquanto Superman faz essa revelação, todos os seus amigos e aliados reagem de maneira diferente a essa enorme mudança de status quo.


Embora Brainiac tenha uma interação explosiva com Lex Luthor e exija saber por que Lex não descobriu isso, o inimigo de Superman apenas observa com um pensamento silencioso. Apesar desses momentos, o Coringa tem a resposta mais interessante à revelação do Superman em Batman #85.

Quando o capanga que está assistindo ao discurso em seu celular pergunta ao Coringa por que ele não apenas revela a identidade de Batman, um Coringa enfurecido responde dizendo que revelar a identidade secreta de Batman seria o início de sua batalha final. Enquanto o Coringa posteriormente mata seu lacaio com arame farpado na frente de seus colegas de trabalho, isso não é um movimento surpreendente do Coringa.

Apesar dessas táticas de intimidação, parece que a equipe do Coringa está bem ciente dos rumores de que o Palhaço do Crime sabe quem realmente é o Batman. No entanto, a maneira como a equipe fala sobre essa informação significa que o Coringa a tem mantida em sigilo, especialmente de outros vilões da DC.

Dada sua longa e íntima história como inimigos, a ideia do Coringa conhecendo a identidade do Batman não é tão surpreendente. Mesmo além do fato de Bruce Wayne ser uma das poucas pessoas no Universo DC que podiam comprar todos os acessórios personalizados de Batman, o Coringa já construiu duas campanhas contra Batman com esse conhecimento na última década, Morte em Família e Fim de Jogo.

Apesar disso, o Coringa não acreditava que Bruce Wayne era o Batman quando o bilionário o confrontou pela primeira vez em Batman #17. Mas, ao contrário da recusa habitual de Lex Luthor em acreditar que Clark Kent era o Superman, o Coringa simplesmente não se importava com quem Batman era.

Sem interesse

Enquanto Lex Luthor tem inveja do poder e posição do Superman no mundo, o Coringa é mais sobre arrastar Batman até o seu nível. Com um intelecto surpreendentemente formidável e um conjunto de poderes, o Coringa obtém entretenimento sem fim de seu conflito com o Batman, e ele não tinha interesse em deixar mais ninguém se divertir, expondo o segredo de Bruce Wayne.

Assim que Superman revelou seu segredo, Lex Luthor começou a tramar, como faria em qualquer cenário em que conhecesse a identidade secreta do Superman. Mesmo que ele tenha tido isso por algum tempo, o Coringa hesitou em agir com base em suas informações igualmente reveladoras.

A nova disposição do Coringa de agir com base nas informações pode indicar que ele se importa com a pessoa por trás da máscara de Batman, e isso pode abrir o caminho para o vilão caótico da DC ser mais monstruoso do que nunca.

Com a conclusão de “Cidade de Bane”, Batman e seus aliados terão que começar a reconstruir seu mundo após a ditadura de Bane e a morte de Alfred. Infelizmente para eles, o Coringa parece que está pronto para começar a se preocupar com o grande segredo de Batman, e isso pode ser uma má notícia para os moradores de Gotham City.