Quadrinhos

O herói mais amado do MCU acaba de virar um vilão na Marvel

No início dos anos 2000, o Homem de Ferro não era exatamente o mais famoso Vingador da Marvel. No entanto, Tony Stark é agora uma das figuras mais queridas de toda a cultura pop, graças em grande parte ao retrato de Robert Downey Jr. do herói no MCU.

Depois que Downey Jr. levou o Vingador Blindado a novos patamares de estrelato, o Homem de Ferro da Marvel começou a agir cada vez mais como seu colega cinematográfico.

No entanto, Tony Stark do MCU aparentemente teve seu arco final em Vingadores: Ultimato. E sem essa luz guia, os quadrinhos da Marvel de Homem de Ferro se perderam.

Reviravolta

Enquanto o mundo ainda está de luto pela morte de Stark no MCU, a Marvel acabou de descobrir que Tony morreu há muito tempo e foi substituído por uma inteligência artificial do mal que se apresentava como ele. Nas páginas de Homem de Ferro 2020, essa revelação levou a um circo da mídia que permitiu que Stark Unlimted fosse tomado por Arno Stark, irmão adotivo de Tony e sua parceira de negócios, Sunset Bain.

Arno e seus parceiros assumiram o controle sobre todos os ativos da Stark Unlimited, incluindo o título de Homem de Ferro. Apesar das suspeitas de Bain, Arno se tornou o novo Homem de Ferro.

Além disso, Arno ainda tem que lidar com uma série de problemas, incluindo o desaparecimento da IA de Tony Stark, um Howard e Maria Stark ressuscitados e a Entidade de Extinção, um monstro alienígena gigante que deveria sugar a vida da Terra que Arno tem se preparado para enfrentar por toda a sua vida.

Como o final desta edição revela, a IA de Tony Stark atualmente está liderando uma revolução mundial de robôs como a misteriosa Mark I. Em teoria, essa revolução sobre a ideia de robôs surgirem como uma classe trabalhadora que é forçada a fazer o trabalho que ninguém mais quer fazer.

Na maioria das vezes, isso é abordado como uma piada, com momentos como um bando de ciborgues de Nick Fury assumindo um canteiro de obras com a ajuda de alguns robôs de construção.

É claro que Arno interrompe tudo isso antes que algo ruim possa acontecer, mas há murmúrios de algum líder enigmático da revolução do robô. Com um ser com até uma aparência da mente de Stark no comando, essa revolução pode se tornar muito séria em pouco tempo.

Mesmo que a IA de Stark represente uma grande ameaça, dificilmente é a primeira vez que Stark é um vilão. Enquanto ele começou como um fabricante de armas egoístas, suas histórias mais notáveis ​​foram para o lado sombrio do Universo Marvel.

Em histórias como “The Crossing”, O Superior Homem de Ferro e a Guerra Civil, Stark se transformou em um vilão. Mas mesmo fora dessas histórias, a segurança de Stark em sua própria inteligência e senso de retidão pode levá-lo a caminhos mais sombrios.

Dominância do mundo?

Em Venom: The End, uma versão evoluída da IA ​​de Stark chegou a dominar todo o universo, limpando-o de toda a vida biológica. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer antes que Mark I se torne esse tipo de ameaça existencial ao Universo Marvel, qualquer coisa com o cérebro de Tony Stark poderia ser um inimigo formidável.

Apesar de seu flerte com a vilania no passado, Tony nunca foi esse tipo de líder de resistência antes. E agora, um Homem de Ferro medroso pode acabar sendo a última e melhor esperança contra o legado de Tony Stark.

Homem de Ferro 2020 #1, da Marvel, foi lançada nos Estados Unidos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.