Quadrinhos

Homem de Ferro tem irmão gêmeo do mal na Marvel; conheça ele

Há pouco debate sobre que Tony Stark é uma das pessoas mais inteligentes do Universo Marvel e, aparentemente, o gênio é da família. Howard Stark passou sua mente brilhante para mais do que apenas o Homem de Ferro… ele passou para o irmão gêmeo de Tony, Gregory Stark.

Desde quando Tony tem um irmão gêmeo? Acredite ou não, Gregory foi introduzido pela primeira vez em Ultimate Comics Avengers #2 em 2009.

Quando a versão Ultimate de Nick Fury reabre o Projeto Vingadores em resposta ao retorno do Caveira Vermelha, que (como sempre) está atrás do Cubo Cósmico, Gregory se junta como uma espécie de braço direito para Fury. Ele até recruta alguns novos membros da equipe, incluindo Vespa Vermelha e Nerd Hulk, um clone do Hulk que Gregory criou com a mente de Bruce Banner – semelhante à versão inteligente do Hulk vista em Vingadores: Ultimato.

Gregory e Tony podem compartilhar um intelecto genial, mas isso é tudo que eles têm em comum. Gregory guarda muito ressentimento em relação a seu irmão por herdar a empresa familiar, Stark Industries, em vez dele.

Enquanto Tony é divertido e despreocupado, Gregory é sombrio e sem humor, e vê Tony como uma vergonha para o nome da família. Mas ele ganha seu lugar com mais do que apenas seu nome, pois Ultimate Comics Avengers #3 mostra Nick Fury descrevendo Gregory como “dez vezes mais esperto que Tony e completamente amoral… Em outras palavras, simplesmente o tipo de cara com quem eu gosto de fazer negócios.”

Irmão malvado

Mais tarde, Fury se arrepende de sua decisão de trabalhar com Gregory, enquanto o irmão mais velho de Stark o expõe por ter vazado pesquisas sobre-humanas para o mercado negro. O plano de Gregory é assumir o cargo de diretor da SHIELD e contrabandear super soldados para várias rebeliões ao redor do mundo para refazer o mundo à sua imagem – e o plano quase funciona.

Gregory faz seus homens atirarem em Fury e o deixarem morto, mas Fury sobrevive e confronta Gregory ao lado dos Vingadores. Provando sua inteligência, Gregory revela que realmente previu que uma briga ocorreria.

A solução dele? Injetar nanites em si mesmo para ganhar superpoderes e facilmente superar a equipe.

No entanto, seu enredo é frustrado quando os Supremos e Vingadores se unem para derrotá-lo em Ultimate Avengers vs New Ultimates #6. Thor consegue derrubar Gregory com um raio depois que Tony desativa os nanites.

Imagine uma rivalidade entre irmãos.

Como muitos vilões, Gregory não se vê como um. Ele defende suas ações como mais do que uma vilania clássica, perguntando se “nenhum de vocês vê o que estou fazendo? Ninguém se afastará e dará uma olhada no quadro geral? Eu não sou um dos seus super-vilões ridículos. Isso tudo foi planejado pela melhor das razões”.

Gregory realmente acredita que suas ações são para um bem maior. De certa forma, isso lembra Tony Stark em Guerra Civil.

Os dois irmãos Stark farão o que for preciso para tornar o mundo um lugar melhor, mesmo que suas ideias de “um lugar melhor” não se alinhem às de todos os outros.

Gregory Stark pode ter morrido nos quadrinhos, mas sempre há uma chance dele retornar para histórias futuras. Honestamente, como os fãs reagiriam ao ver Robert Downey Jr. retornando ao MCU como o gêmeo malvado de Tony, há muito perdido?

Tudo o que ele teria que fazer seria pintar o cabelo de loiro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.