Quadrinhos

Marvel apaga história mais polêmica do Homem-Aranha

A Marvel acaba de redefinir a história mais controversa do Homem-Aranha. Em 2007, a Marvel chocou os leitores do Homem-Aranha ao reescrever seu cânone e continuidade. O Homem-Aranha fez um acordo literal com o diabo, Mephisto, para salvar a vida de sua amada tia May.

Veio a um preço terrível, com Mephisto apagando o casamento de Peter Parker com Mary Jane Watson da história. Na verdade, a Marvel vinha tentando encontrar uma maneira de anular a continuidade do casamento de Mary Jane e Peter Parker por anos.

A decisão foi tomada em 1987, e a editora de quadrinhos rapidamente aprendeu a verdade do velho ditado “aja com pressa, arrependa-se à vontade”. Os escritores rapidamente começaram a sentir que haviam mudado o personagem Homem-Aranha um pouco demais, tornando-o difícil para novos leitores se relacionarem.

Isso levou a inúmeras tentativas mal concebidas de separar Peter e MJ, com a Marvel até tentando matar Mary Jane em um acidente de avião em um ponto. Mas “One More Day”, de J. Michael Straczynski e Joe Quesada, era francamente a ideia mais insana de todas. Infelizmente, aconteceu.

A maioria dos quadrinhos do Homem-Aranha desde 2007 tentou ignorar “One More Day”, mas o atual escritor de O Espetacular Homem-Aranha, Nick Spencer, adotou uma abordagem muito diferente.

Seu novo vilão Kindred é claramente o Harry Osborn da linha do tempo pré-OMD ressuscitado do Inferno e buscando vingança contra o Homem-Aranha. E O Espetacular Homem-Aranha #55 acaba de refazer o acordo que o Homem-Aranha fez com Mephisto em “One More Day”, revelando que Mary Jane já se lembrava da linha do tempo original.

Kindred está liberando sua ira sobre o Homem-Aranha (de novo) quando MJ detém sua mão.

“Ele não se lembra”, ela diz a ele.

“Você vê isso, não é? Por mais zangado que Peter esteja… ele diria qualquer coisa agora para salvar todos nós.”

Controversa HQ

Curiosamente, isso é realmente uma espécie de mudança. Uma cena em “One More Day” realmente mostrou MJ sussurrar algo para Mephisto – havia algo como “Você vai me fazer lembrar de tudo” no balão de fala, mas era quase ilegível.

Um especial posterior, O Espetacular Homem-Aranha: Um Momento no Tempo, revelou que MJ tinha realmente dito algo muito diferente – mas claramente, isso agora foi reescrito por sua vez. É uma reviravolta divertida.

Esta mudança é dramática, porém, porque essencialmente reescreve todas as histórias do Homem-Aranha contadas desde 2007.

Veja, por exemplo, uma história logo após MJ retornar a Nova York em O Espetacular Homem-Aranha #606, quando uma filmagem do Homem-Aranha em um momento romântico com Gata Negra acabou ganhando o noticiário; aquela cena parece quase como se tivesse sido orquestrada por Mephisto para provocá-la.

Anos mais tarde, ela acabou trabalhando para Tony Stark, um arco que novamente é lido de forma muito diferente, dado que ela lembrou-se de suas interações anteriores com o Homem de Ferro enquanto ela e seu marido viviam na Torre dos Vingadores.

É impossível superestimar a escala absoluta da reescrita de Nick Spencer. O Espetacular Homem-Aranha #55 chega a uma conclusão dramática, e é difícil prever para onde as coisas irão a seguir.

Uma coisa é certa, porém; quando a poeira baixar de seu confronto com os Membros, Peter vai querer saber a verdade de Mary Jane. A relação entre o Homem-Aranha e Mary Jane Watson pode nunca mais ser a mesma.

O Espetacular Homem-Aranha #55 já está disponível nos Estados Unidos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.