Wolverine é um cara pesado – literalmente. Suas mãos estão pesadas de todo o sangue figurativo nelas e do metal literal fundido aos ossos. Então, como ele nada na água com aquele esqueleto denso que ele carrega para todos os lados?

Wolverine é o mutante da Marvel com um fator de cura rápido e metal fundido a seus ossos feito com a liga de metal quase inquebrável Adamantium. Um experimento traumatizante enxertou o metal em seu esqueleto, o que, junto com seu fator de cura, significa que ele é quase indestrutível. Mas isso torna a natação um desafio.

Wolverine é tão denso que ele simplesmente afunda no fundo de qualquer corpo de água em que é jogado. Seu fator de cura o impede de se afogar, reparando órgãos e tecidos privados de oxigênio quase assim que são danificados. Mas ele ainda vive a terrível sensação de se afogar continuamente.


Não é uma experiência que ele gosta de reviver, então ele não passa muito tempo na água. E é uma boa maneira para os vilões se aproveitarem de seu fator de cura, afundando-o sem a necessidade de sapatos de concreto.

Como o Wolverine consegue nadar?

X-Force #16, de Benjamin Percy e Joshua Cassara, encarregou Wolverine de descobrir de onde um parasita estava se originando depois que surgiu nas margens do refúgio mutante em Krakoa e parece estar vindo do oceano. A ideia de colocar o mutante superpesado na água pode não ter sido das mais brilhantes.

Wolverine está equipado com uma roupa de mergulho que o protege da pressão e auxilia na respiração. Mas isso não o deixa mais animado. Ele pula e afunda como se estivesse carregando uma bigorna com ele.

X-Force #16, da Marvel, não se incomoda em explicar como Wolverine é capaz de nadar de volta para cima, Logan apenas começa a nadar em direção à superfície com relativa facilidade.

Os músculos de Wolverine são fortalecidos constantemente por ter que segurar seu esqueleto denso, sem mencionar que ele dá muitos socos e corta muitas pessoas.

Este condicionamento de força constante deu a ele quase uma superforça. Ele está acostumado a correr e pular, apesar de seus ossos estarem carregados de metal. Mas nadar tem que ser muito mais difícil, já que ele não tem o benefício de flutuar.

Wolverine nunca é visto parando trens em alta velocidade ou algo assim. Mas carregar constantemente um esqueleto superdenso aumentou muito sua força muscular.

É lógico que esse condicionamento constante se traduziria na habilidade de nadar. Já que seus músculos já estão acostumados a segurar um esqueleto de metal e andar com ele. Então, a natação não deve ser muito cansativa ou sobrecarregar seus músculos.

Como mostra a história em quadrinhos, Wolverine pode nadar quando necessário, mas ainda precisa neutralizar seus ossos afundando. É uma questão de vontade e força, mas ele provavelmente não poderá nadar para sempre.

No cinema, Wolverine, o famoso anti-herói da Marvel, foi vivido por Hugh Jackman. Ele se despediu do papel em Logan.