Confusão

DC finalmente reconhece grande problema do Superman

Nome do super-herói se tornou um ponto de debate com o passar dos anos

A DC Comics finalmente admitiu o problema com o nome do Superman. Especialmente devido aos eventos recentes, a marca do alter ego de Clark Kent não faz muito sentido para o personagem.

Quando Superman foi inicialmente concebido por Joe Shuster e Jerry Siegel, o nome do herói tinha conexões com os escritos filosóficos de Friedrich Nietzsche, que descreveu o “ser humano ideal” com base na fisicalidade, desconsiderando questões de moralidade.

No entanto, isso se tornou uma trivialidade pouco conhecida, já que o nome permeou a cultura pop e se ligou ao Homem de Aço.

Recentemente, a identidade secreta de Superman foi revelada ao mundo, o que fez alguns leitores questionarem por que o nome deveria permanecer por aí.

Uma nova preocupação em relação à personalidade de super-herói do Superman foi levantada em Superman #31, escrita por Phillip Kennedy Johnson e Sean Lewis, com ilustrações de Scott Godlewski e Sami Basri.

Ao contrário desses pequenos problemas que foram levantados ao longo da história do Superman, recentemente foi apontado que Clark Kent nunca aceitaria o nome “Superman” em primeiro lugar.

A persistente humildade e senso de integridade de Clark estiveram no centro de seu apelo. Ele sempre representou o melhor que a humanidade deve buscar, o que faz com que o uso do título “Superman” pareça uma contradição.

Este ponto de raciocínio é explorado em Superman #31 quando os leitores têm um vislumbre de como Clark vê a si mesmo em contraste com como seu filho Jonathan o vê.

Enquanto em outro planeta, um alienígena pergunta a Jon: “Isso significa que ele é… mais do que os outros?”, ao que Superboy responde: “Exatamente, meu pai é apenas… mais. Mais inteligente, mais forte, sempre sabe o que fazer. Por definição, ele é o melhor de nós. Isso é o que significa ser ele.”

Problema com o nome

No passado, a DC negligenciou esse ponto de confusão, o que evidentemente desperta a primeira pergunta de um extraterrestre que não está familiarizado com o protetor da Terra. Dependendo da iteração do Superman, seu nome se originou de alguns lugares diferentes.

Quando ele foi apresentado pela primeira vez em 1938, parecia que ele havia se dado o nome, preparado com a letra “S” aparentemente intencional em seu traje.

A DC reescreveu essa história de fundo com o nome, pois o símbolo se tornou representativo de várias ideias kryptonianas, como “esperança” ou o brasão da família para a Casa de El, como visto em Superman: Legado das Estrelas.

Assim como Clark chamando a si mesmo de “Superman” enquanto usa o ícone parece arrogante, essas explicações alternativas exploram a inspiração e o sentimentalismo que o fizeram resistir ao teste do tempo.

Em qualquer caso, o nome “Superman” parece uma subversão acidental das ideias de Nietzsche a respeito do ser humano perfeito apenas da perspectiva da força física. Em vez disso, Clark não é nem mesmo um ser humano, mas ainda incorpora a esperança da Terra para o amanhã com misericórdia e compaixão.

Quer Shuster e Siegel percebam ou não, sua opinião sobre o que define o verdadeiro sobre-humano está em conflito direto com as origens do título. Felizmente, o mundo tem algo mais a aspirar do que a simples força exibida pelo Superman.

Superman #31, da DC, já está à venda nos Estados Unidos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.