Polêmica

Marvel abre processo para não perder grandes heróis dos Vingadores

Do outro lado, ação contra a editora coloca em risco o destino do Homem-Aranha

A Marvel está voltada aos tribunais para assegurar direitos de grandes heróis dos Vingadores, como Homem de Ferro, Doutor Estranho, Viúva Negra e outros. Isso acontece ao mesmo tempo que uma ação tenta tirar o Homem-Aranha da editora.

Em um primeiro momento, a Marvel processa os herdeiros dos mais importantes quadrinistas da editora. Entre eles, criadores dos heróis de Vingadores, incluindo ainda Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e Falcão.

Pela lei de direitos autorais, após um determinado período, a família dos criadores pode pedir de volta as propriedades. Para evitar isso, a Marvel se antecipou e abriu um processo para assegurar esses direitos.

Entre os herdeiros processados estão os de quadrinistas como Stan Lee, Gene Colan e Steve Ditko.

A Marvel tenta garantir na justiça que os personagens foram criados a partir de um contrato que dá todos os direitos para a editora. Com isso, evitaria perder os heróis dos Vingadores.

Apesar disso, uma das famílias promete não fazer com que o plano da editora tenha sucesso.

Marvel pode perder o Homem-Aranha e mais heróis

Apesar da Marvel ter se adiantado com todos os heróis dos Vingadores, a família de Ditko abriu um processo para recuperar os direitos do Homem-Aranha e outros personagens do quadrinista. Isso pode trazer problemas para a empresa.

Caso a família consiga vencer a Marvel, o Homem-Aranha pode deixar a editora em junho de 2023. O mesmo ano pode também trazer a saída de outros personagens, caso a editora falhe no processo.

O The Hollywood Reporter afirma ainda que a Marvel teria que compartilhar os bilhões de lucros conseguidos com os personagens. Mas, nesse cenário, a empresa ainda poderia manter os heróis em uma formato de parceria com os herdeiros.

Por enquanto, não há uma previsão sobre quem pode sair vitorioso dessa disputa. Além disso, não se sabe como essa luta pelos direitos pode afetar o MCU, o universo cinematográfico da Marvel.

Os filmes da Marvel estão no Disney+.

Clique aqui para assinar o Disney+ e acompanhar os filmes e séries do MCU.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.