É natural que autores e ilustradores se inspirem em diversos aspectos das suas vidas, ou da cultura popular em geral para criarem seus personagens.
A inspiração pode vir de um filme, um livro, um amigo, namorada. Algumas vezes, ela vem de musicistas. Como é o caso aqui.
Separamos 5 personagens de quadrinhos (via CBR), cujas aparências foram baseadas em artistas famosos da música.
Confira abaixo!
Juíza Anderson (inspirada em Debbie Harry)
A juíza Cassandra Anderson foi uma das poucas personagens juízas notáveis na popular série Juíz Dredd da revista 2000 A.D. Ela foi introduzida bastante cedo, na revista 2000 A.D. #150, pelo escritor John Wagner e pelo artista Brian Bolland.
“Ela foi baseada em Debbie Harry. Acho que eu fiz um anúncio da Forbidden Planet e desenhei muitas pessoas famosas nele, como Debbie Harry e David Bowie. Acho que devo tê-la desenhado”, disse Bolland.
John Constantine (inspirado em Sting)
John Constantine não só foi desenhado para se parecer com Sting, mas o fato de que ele se parecia com Sting era o propósito inicial do personagem, conforme Alan Moore. Isso, contudo, deixou a DC preocupada, como ele disse.
“Acho que a DC ficou aterrorizada que Sting os processasse, embora Sting tenha visto o personagem e comentado na Rolling Stone que achou ótimo. Ele ficou muito lisonjeado por ter um personagem de quadrinhos que se parecia com ele, mas a DC fica nervosa com essas coisas. Eles começaram a apagar todos os traços de referências na introdução dos primeiros livros do Swamp Thing sobre a semelhança de John Constantine com Sting. Mas posso afirmar categoricamente que o personagem só existia porque Steve e John queriam fazer um personagem que se parecesse com Sting”.
Lady Quark (inspirada em Annie Lennox)
Robert Greenberger, que foi editor assistente em Crise nas Infinitas Terras, explicou as origens de Lady Quark, uma super-heroína introduzida na icônica HQ, cujo mundo foi destruído diante de seus olhos (incluindo seu marido e filha). Ela foi inspirada em Annie Lennox.
“Na época, Annie Lennox estava apenas ganhando fama como metade do duo de rock Eurythmics, e seu corte de cabelo raspado e rosto angular serviram de inspiração para Lady Quark”, disse Greenberger.
Lucifer (inspirado em David Bowie)
Quando Lucifer Morningstar foi introduzido em uma edição inicial de Sandman, o artista Sam Kieth baseou a aparência do personagem em David Bowie.
Quando o artista Kelley Jones mais tarde fez uma história na série envolvendo Lucifer, ele explicou para a Vulture que, “Neil Gaiman insistiu que o Diabo era o David Bowie. Ele simplesmente disse, ‘Ele é. Você precisa desenhar David Bowie. Encontre David Bowie, ou eu vou te enviar David Bowie. Porque se não for David Bowie, você terá que refazer até ser David Bowie.’ Então eu disse, ‘Ok, é o David Bowie.'”
Recentemente, Lucifer apareceu na série Sandman, da Netflix, vivido por Gwendoline Christie.
Os Irmãos Autumn (inspirados nos Irmãos Winter)
Em 1995, a DC lançou uma sequência da popular minissérie de Joe R. Lansdale/Timothy Truman, Jonah Hex: Two-Gun Mojo, intitulada Jonah Hex: Riders of the Worm and Such. Nos quadrinhos, Jonah enfrenta dois irmãos que eram meio humanos, meio criaturas de verme com tentáculos verdes brotando de seus peitos: Johnny e Edgar Autumn.
Os verdadeiros Johnny e Edgar Winter (Edgar Winter é mais conhecido pela música de sucesso Free Ride) se opuseram e processaram a DC por difamação. Levou muito tempo, mas eles eventualmente perderam.