Uma das principais regras do Batman é a dele não matar qualquer pessoa, independente dos atores terríveis que ela tenha cometido.
Essa tem sido uma parte consistente e central de seu caráter durante quase toda a sua história de cem anos; no entanto, uma história revelou que o Batman não tem problema em matar Ra’s al Ghul, pelo menos indiretamente.
Batman: Death and the Maidens #2 – de Greg Rucka, Klaus Janson, Clem Robins e Steve Buccellato – contém a revelação chocante de que Batman não tem problema algum em acabar com a vida de Ra’s al Ghul.
Vamos ver, abaixo, por que.
Batman está matando Ra’s Al Ghul indiretamente
O antagonista de longa data confronta o Batman sobre o fato de ele estar usando a Wayne Enterprises para destruir sistematicamente os poços de Lázaro de Ra’s al Ghul.
Batman argumenta que Ra’s deveria ter morrido há muito tempo e que os poços estão simplesmente prolongando sua vida de forma não natural, portanto, remover o acesso a eles não é realmente assassinar Ra’s.
Ra’s responde que o raciocínio de Batman é o mesmo que argumentar que um diabético deveria morrer sem insulina, e Batman não tem uma resposta concreta para esse argumento.
Ra’s al Ghul é um personagem que viveu por quase mil anos. Quando era jovem, Ra’s descobriu os Poços de Lázaro, que lhe concederam quase a imortalidade.
Embora Ra’s envelheça e possa até ser morto, ser submerso em um poço de Lázaro anularia tudo isso. Os poços retardam seu envelhecimento, permitindo que ele recupere sua juventude e vitalidade, e podem até mesmo reverter a morte.
Ra’s vinha usando os Poços de Lázaro há centenas de anos antes de conhecer o Batman. Quando o Batman tomou conhecimento dos Poços de Lázaro, ele pareceu perceber que Ra’s era uma ameaça que nunca iria parar de verdade.
É por isso que Batman começou a usar seus recursos como Bruce Wayne para construir sobre todos os poços de Lázaro que encontrava – para eliminar Ra’s.
Ra’s al Ghul precisa dos poços de Lázaro para continuar com sua longa vida. Se ele for privado delas por muito tempo, acabará envelhecendo naturalmente e morrerá. Batman parece acreditar que isso é apenas a natureza seguindo seu curso e que, ao impedir que Ra’s use os poços, ele não o está tecnicamente matando.