A galeria de vilões do Batman é uma das melhores dos quadrinhos, ainda que alguns recebam mais destaque que outros. Dentre esses antagonistas, há um que o herói odeia especialmente e não é o Coringa.
Em Batman: Cacophony #1 de Kevin Smith e Walt Flanagan, Batman enfrenta Victor Zsasz. Zsasz é um assassino em série que escolhe suas vítimas de forma aleatória, apenas conseguindo parar de ficar obcecado por elas quando as mata e adiciona uma cicatriz ao seu corpo.
Na história, Zsasz escolheu uma família como alvo, matando os pais antes de Batman chegar para impedi-lo. Durante a luta, Batman reflete:
“De todos os lunáticos que passo minha vida enfrentando, esse é o que eu mais odeio.”
Batman odeia Victor Zsasz mais que qualquer outro vilão
Zsasz apareceu pela primeira vez em Batman: Shadow of the Bat #1 de 1992, criado por Alan Grant e Norm Breyfogle, e tem assombrado Gotham desde então.
Ex-chefe de uma grande empresa, Zsasz ficou viciado em apostas após a morte de seus pais. Depois de um confronto com o Pinguim que o deixou sem dinheiro, Zsasz foi atacado ao tentar pular da Ponte Gotham.
Matar seu agressor despertou algo monstruoso em Zsasz, e ele começou a matar por esporte, perdendo a capacidade de ver os outros como humanos.
Embora Zsasz possa não ser um vilão de primeira linha, sua história de origem explica por que Batman o odeia tanto. De muitas maneiras, a transformação de Zsasz espelha a de Batman – nascido em uma vida privilegiada, apenas para sofrer uma dor insuportável após perder os pais e abraçar uma nova persona sombria.
Zsasz espelha de perto a vida do Batman, mas escolheu um caminho horrível, que zomba das próprias experiências de Bruce Wayne – enquanto Bruce deseja impedir que seu próprio trauma aconteça com mais alguém, Zsasz está dedicado a recriá-lo.