A Liga da Justiça já contou com diversos membros ao longo de sua extensa história. No entanto, a DC apontou um dos fundadores do grupo, o Lanterna Verde, como o pior herói da equipe.
O Cavaleiro Esmeralda pode ter nascido na Terra, no entanto, as obrigações intergalácticas dele o afastam do planeta natal com frequência – tornando sua casa em Coast City um alvo fácil para supervilões, e isso é abordado na trama de “Don’t Come to Central City”, em The Flash #800.
A história é escrita por Jeremy Adams, desenhada por Fernando Pasarin, pintada por Oclair Albert, colorida por Matt Herms e escrita por Rob Leigh.
Ela começa com um bando de vilões jogando poker em sua sede. Os criminosos discutem os heróis que protegem as diversas cidades do Universo DC, como Gotham, Metrópolis, Central City e Hub City, entre outras, debatendo o melhor lugar para atacar.
Eles descartam Gotham e Metrópolis por razões variadas, mas nomeiam Coast City, lar do Lanterna Verde de Hal Jordan, como o alvo mais fácil por uma razão simples – o herói da cidade nunca está realmente lá.
Lanterna Verde não protege sua cidade
Desde a introdução de Hal Jordan em Showcase #22 de 1959, Hal tem chamado Coast City de casa. Mesmo durante seus longos trechos no espaço, Hal sempre se identificou com esse local, e sempre retorna a ela quando volta para o planeta.
O ataque mais notável em Coast City veio no histórico enredo de Reign of the Supermen, quando Mongul e o Superman Ciborgue destruíram a cidade. O ataque quebrou Hal Jordan, e o levou a ser corrompido por Parallax, que o fez se voltar contra a Tropa dos Lanternas Verdes.
Embora Hal tenha sido redimido e Coast City já tenha sido reconstruída, é um fracasso que o marca como um herói que não conseguiu manter sua cidade segura.
Enquanto Hal e alguns outros Lanternas Verdes chamam Coast City de lar, seus deveres e obrigações como membros da Tropa têm precedência sobre manter a cidade segura.
Várias histórias dos Lanternas Verdes ao longo dos anos envolveram os heróis de repente recebendo uma convocação dos Guardiões, ordenando que eles essencialmente abandonassem o que estão fazendo e se reportassem a Oa imediatamente.
Às vezes, o Lanterna Verde estava no meio de fazer algo heroico, e tinha que tomar a decisão de proteger a cidade ou salvaguardar todo o setor (ou mesmo galáxia).
Essa tensão, entre as preocupações terrestres do Lanterna Verde e intergalácticas, esteve na raiz de várias histórias clássicas do Lanterna Verde.
No entanto, Coast City também é frequentemente visada pelos inimigos do Lanterna Verde, então a cidade tem todas as desvantagens de ostentar um herói da Liga da Justiça como residente, mas não é protegida como Metrópolis ou Gotham.
Dessa forma, o Lanterna Verde é o único herói da Liga da Justiça que realmente torna sua cidade natal mais perigosa – como representado por sua destruição total em sua ausência.
Coast City aparentemente ainda está tão indefesa quanto sempre foi, representando uma gigantesca falha do Lanterna Verde, que o torna, relativamente falando, o pior herói da Liga da Justiça.