O Justiceiro não existe mais nos quadrinhos da Marvel. Depois de uma série de 12 edições que redefiniu completamente o personagem, revisitando sua história de origem e ressuscitando sua esposa Maria, Frank Castle deixa de existir no universo das HQs.
Justiceiro #12, de Jason Aaron, Jesùs Saiz, Paul Azaceta e Matt Hollingsworth, marca a conclusão da mais recente série em andamento estrelada por Frank Castle como protagonista.
Depois que o Justiceiro é capturado pelos Vingadores, ele está esperando seu julgamento em uma cela no Santuário do Dr. Estranho. Frank é visitado pelos heróis um a um, mas todos eles falham em fazê-lo sentir até um pingo de remorso.
No entanto, quando Maria finalmente diz a Frank que iria se divorciar dele antes de ser morta e que ela rejeita completamente tudo o que ele fez “em seu nome”, o Justiceiro é finalmente quebrado.
Frank invoca os últimos remanescentes do poder da Besta e vira as chamas demoníacas sobre si mesmo, no que parece ser um suicídio ardente.
Justiceiro vai embora por tempo indeterminado
Essa série do Justiceiro foi cercada de controvérsias desde o seu início. Foi a tentativa da Marvel de salvar seu personagem mais polêmico depois que o logotipo da caveira do Justiceiro ganhou destaque nos últimos anos por ser cooptado por vários grupos aos quais a Casa das Ideias não queria ser associada.
É por isso que o Justiceiro recebeu um novo logotipo e papel como o “Punho da Besta”. No entanto, fica claro na conclusão desta história que o propósito da Marvel nunca foi “redimir” o Justiceiro, mas se livrar dele completamente.
Mesmo que Frank não esteja realmente morto – o epílogo revela que ele acaba em Weirdworld – é claro que o Justiceiro como personagem não aparecerá novamente na Marvel Comics por muito tempo.
Justiceiro #12 já está disponível em lojas digitais.