Quadrinhos

Star Wars: Luke Skywalker pode não ser tão poderoso quanto você pensa

Você teria dificuldade em encontrar um fã de Star Wars por aí que não esteja disposto a garantir Luke Skywalker como um dos Jedi mais poderosos de todos os tempos. Enquanto esse manto parece agora pertencer a Rey, seguindo suas ações ao longo da nova trilogia, Luke sempre será considerado um dos melhores de todos os tempos.

Mas quando se trata de força e habilidade, bem, The Rise of Kylo Ren #2 realmente confirma que Luke não era tão poderoso quanto se pensava que ele era.

Luke mostrou uma vasta gama de habilidades ao longo dos anos, com alguns de seus momentos mais notáveis ​​chegando em Star Wars: O Retorno de Jedi, enquanto ele lutava contra Palpatine e ajudou a resgatar Darth Vader. Lá, nós o vimos usando truques mentais, aproveitando o lado luminoso da Força, sem mencionar a épica briga com o sabre de luz.

Mas foi apenas em Star Wars: Os Últimos Jedi que ele realmente se soltou, projetando a Força para Crait de Ahch-To antes de morrer – um feito que apenas lendas podem alcançar. Dito isso, ainda havia algo faltando, pois não vimos o real dele fazendo o que Palpatine, Yoda e até Vader (no final de Rogue One) fizeram em termos de ser um guerreiro durão derrubando inimigos.

Mais fraco do que parecia?

A edição #2 de The Rise of Kylo Ren aqui indica um pouco do que ele poderia ter feito, enquanto lança os Cavaleiros de Ren à Força e usa a telecinesia para esmagar suas armas, eliminando muitas delas. Mas há um grande momento que pinta Luke como mais fraco, e chega quando ele pilota com Lor San Tekka e um jovem Ben Solo para as Regiões Desconhecidas, para explorar o templo Jedi, onde eles eventualmente batalham contra Cavaleiros.

Enquanto eles caminham para as margens da Orla Exterior, Luke não percebe Snoke tendo uma conversa telepática com Ben, corrompendo o adolescente e colocando-o no caminho de se tornar Kylo Ren. Snoke está aproveitando o ódio de Ben por Luke e sua adoração a Vader bem debaixo do nariz de Luke, fazendo o Mestre Jedi parecer um amador.

Como um aluno protegido e premiado pode ter esse tipo de conversa quando Luke está ao lado dele? Ele deveria ter um escudo melhor para o aprendiz e sentir a intrusão de Snoke.

De fato, dado que Snoke é um clone de Palpatine, Luke parece ainda mais mediano.

Seu maior inimigo e o homem que tentou transformá-lo estão basicamente de volta, e Luke falha em entender isso. O Mestre Jedi deveria estar farejando isso no momento em que Snoke esteve com Ben, mas por qualquer motivo, Luke não é o mais sábio.

Talvez ele esteja muito focado na missão, assumindo arrogantemente que Ben é leal demais para se perder. Mas Snoke é um frágil clone de Palpatine, então não podemos vê-lo mascarando sua presença, como fez Palpatine no Senado.

De qualquer maneira, essa supervisão é uma falha enorme, que quase custou muito tempo à família Skywalker e levou à sua extinção.

Até Yoda, Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn sentiram quando a escuridão estava próxima, mas, apesar de toda a conversa sobre Luke ser incrivelmente poderoso, Snoke se arrasta ao seu redor como se ele nem estivesse lá. Aparentemente, Luke precisava que ele se manifestasse fisicamente, mas, novamente, se você é tão poderoso quanto ele deveria ser, o Mestre Jedi deveria ter percebido quando a mente de Snoke entra em sua nave.

Por fim, sempre gostaremos de Luke, mas esse é outro sinal de que ele não deveria ter sido colocado em um pedestal.

Star Wars: The Rise of Kylo Ren #3 será lançado no dia 12 de fevereiro pela Marvel Comics, nos Estados Unidos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.