A novela bíblica Os Dez Mandamentos retorna à TV nesta segunda-feira (4), a partir das 20h30 na Record, com 60 novos capítulos, que vão continuar mostrando a saga de Moisés para libertar o povo hebreu.

Para deixar os telespectadores preparados, o Observatório do Cinema fez um artigo pontuando os principais momentos de Os Dez Mandamentos – Nova Temporada. Confira:

O início da jornada


Depois de enfrentar a resistência do faraó, o exército egípcio, as Pragas do Egito e até o Mar Vermelho, Moisés (Guilherme Winter) receberá agora a sua tarefa mais árdua de todas: conduzir milhares de pessoas rumo à Terra Prometida, numa longa e dura jornada, repleta de dificuldade, superação e ensinamentos.

A primeira temporada termina com Moisés quebrando as tábuas da lei de Deus, e a nova fase da novela começa com o profeta subindo no Monte Sinai e dessa vez conversando com Deus – passagem que já foi vista pelos telespectadores de Os Dez Mandamentos – O Filme.

Castigos

No entanto, por causa da desobediência e incredulidade dos hebreus, Deus avisa a Moisés que o seu povo vai sofrer novamente as consequências por seus atos pecaminosos e prenuncia a chegada de novas pragas. Muitos deles devem morrer no deserto, andar 40 anos sem destino, e além disso, apenas quem tiver menos de 20 anos conseguirá entrar em Canaã – exceto Josué (Sidney Sampaio), Calebe (Rodrigo Vidigal), Eleazar (Bernando Velasco) e sua esposa Inês (Brendha Haddad).

Outra provação que o libertador dos hebreus e seu povo enfrentarão é a crueldade da Rainha Elda (Francisca Queiroz), que governa o Reino de Moabe ao lado do Rei Balaque (Daniel alvim).

Traição

Se não bastassem todos os percalços no caminho de Moisés, o profeta ainda enfrentará a traição do primo Corá (Victor Hugo), que se volta contra ele e vira o grande novo vilão da novela. Em certo momento da temporada, o primo de Moisés perde a fé em Deus e decide tentar tirar o poder das mãos do salvador, sendo apoiado por vários hebreus.

Posteriormente, no entanto, Corá receberá uma punição, ao ser engolido pela terra, que se abre. Assistindo tudo, Moisés aproveitará o castigo para confirmar e reforçar ao seu povo o tamanho da força de Deus.

Passando o cajado

Depois de passar vários anos conduzindo os hebreus durante a caminhada pelo deserto, Moisés vai passar seu cajado e a líderança para Josué (Sidney Sampaio), que acaba recebendo a benção de Deus na missão de continuar a trajetória dos hebreus em busca da Terra Prometida – jornada que deve continuar na novela homônima que vai suceder Os Dez Mandamentos.

Os Dez Mandamentos – O Filme chega a 10 milhões de espectadores

Espécie de sequência espiritual de Os Dez Mandamentos, a novela intitulada Terra Prometida vai continuar acompanhando a história de Josué (Sidney Sampaio) e já tem estreia marcada para 28 de junho.

Nomes como Kadu Moliterno, Nívea Stelmann, Cristiana Oliveira, Dudu Azevedo e Paloma Bernardi estão confirmados no elenco.