ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SÉRIE A SEGUIR!

O 100º episódio de Person of Interest trouxe uma reviravolta que pode provocar polêmica: a personagem Root (Amy Acker), que recentemente entrou em relacionamento com Sameen Shaw (Sarah Shahi), foi morta por um atirador de elite enquanto tentava proteger Finch (Michael Emerson) e a Machine, inteligência artificial criada por ele.

A morte pode entrar para a estatística de personagens lésbicas mortas em números assustadores na TV americana, um fenômeno realçado pela revolta contra a morte de Lexa, em The 100. O Observatório do Cinema falou sobre isso em um artigo recente – leia aqui.


Os produtores se defenderam da revolta dos fãs antes mesmo dela acontecer. Falando à Entertainment Weekly sobre a reviravolta, o produtor e roteirista Jonathan Nolan argumentou que a morte de Root não se encaixa no padrão porque é uma evolução natural da história da personagem, e não um corte abrupto.

Person of Interest | Veja o trailer da última temporada

“Quando algo como o ‘bury your gays’ se torna um clichê, é porque ele é feito de forma cínica, para aumentar audiência ou para chamar interesse para a série”, argumentou Nolan. “Nós não ligamos a mínima para nada disso mais. Era para essa direção que a nossa história tinha que seguir. Nós amamos muito essa personagem, e é esse o problema com escrever drama, nós já tivemos que dizer adeus há muitos personagens que amávamos”.

“Quando nós começamos a fazer essa série, tenho certeza que a emissora ficaria feliz se não deixássemos virtualmente nada mudar nela. Quando uma série atrai audiência e funciona, você não quer mudar o status quo dela. Tivemos sorte de que a CBS nos deixou fazer as coisas como queríamos e seguir nosso instinto, que foi sempre trazer uma narrativa dramática em que as coisas nunca voltavam a ser como eram antes, elas sempre seguiam em frente”, concluiu Nolan.

“O primeiro amor de Root foi a Machine”, disse Amy Acker, intérprete de Root. “Isso é que incrível sobre Person of Interest, ela nunca foi sobre sexualidade e romance. Ela sempre foi sobre fazer o que é preciso pelas pessoas e pelas coisas que você ama. Eu acho que o sacrifício de Root é parte disso, é ela fazendo o que precisa fazer para salvar as pessoas que ela ama”.

Person of Interest deve terminar após o final de sua quinta temporada, que tem mais três episódios para exibir.

Amy Acker como Root em Person of Interest
Amy Acker como Root em Person of Interest