Stranger Things | As 15 maiores referências da série a clássicos do cinema

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Parte do prazer de assistir Stranger Things, nova série de mistério da Netflix que estreou no dia 15 desse mês, é pegar as referências a filmes e pedaços de cultura pop dos anos 80 que os irmãos Duffer deixaram espalhados pelos episódios.

De Steven Spielberg a Stephen King, passando por terror, thriller adulto e aventura, as referências nunca param, e é tudo uma delícia de se assistir. Confira as nossas 15 mais destacadas, e adicione as suas nos comentários (sem spoilers):

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A criatura que persegue os personagens de Stranger Things tem design francamente inspirado no alien dos dois primeiros filmes, de 1979 e 1986.

Dublê de Corpo (1984), de Brian DePalma, ganha uma versão “light” quando vemos Jonathan espiando pelas persianas para ver Nancy na casa do namorado.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Spielberg, é referência direta na trama em que a obsessão de Joyce pelo sobrenatural a faz ser vista como louca por todos a sua volta.

E.T., O Extraterrestre (1982) é a principal referência, seja nos detalhes da personalidade de Eleven ou na cena da bicicleta, a mais clássica do filme.

Em Chamas da Vingança (1984), Drew Barrymore é uma criança pirocinética, um tipo de poder diferente do de Eleven – mas a história e caracterização das personagens é bem parecida.

Em A Bruma Assassina (1980), de John Carpenter, o rádio serve como meio de acessar a dimensão sobrenatural, assim como em Stranger Things.

As aventuras pré-adolescentes do quarteto principal refletem muito o senso de alegria infantil de Os Goonies (1985), clássico da década.

Tanto em Jogos Fatais (1986) quanto em Stranger Things, um prédio governamental inacessível e misterioso movimenta a trama.

O momento em que Eleven é mergulhada na piscina relembra distintamente o cenário em que os precognitivos ficavam em Minority Report (2002).

Exatamente como a jovem Carol Annie em Poltergeist (1982), Joyce consegue ouvir o filho se comunicando com ela através de sons nas paredes.

Quatro jovens amigos andando por uma trilha de trem pode ser uma visão semelhante aos fãs de Stranger Things – a referência é ao filme Conta Comigo (1986).

Em Sob a Pele (2013), Scarlett Johansson atrai homens para uma “sala preta” onde uma substância os consome – em Stranger Things, Eleven vai para um local similar.

William Hurt faz experimentos com drogas em um tanque de isolamento em Viagens Alucinantes (1980) – Eleven também precisa de uma para viajar pelo submundo.

Freddy Krueger e o monstro de Stranger Things têm traços em comum: longas garras e a habilidade de atacar durante o “sono”.

Assim como Carrie, a Estranha (1976), Eleven é uma jovem com poderes excepcionais mantida longe de socialização por um adulto. E os resultados são igualmente sinistros.

Nostalgia e inovação se misturam na nova série da Netflix

Quem aí está ansioso para a segunda temporada dessa pérola da Netflix, e por mais referências a filmes dos anos 70 e 80?

Stranger Things e 9 séries de mistério para assistir na Netflix

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio