Séries

Hawaii Five-0 “ressuscita” ator morto da série original em estreia da sétima temporada

Hawaii Five-0 fez o impossível na estreia de sua sétima temporada, exibida na noite desta sexta-feira (23) nos EUA. A série trouxe de volta à vida Jack Lord, o protagonista da série original, que morreu em 1998.

No episódio, Steve McGarrett (Alex O’Loughlin) recebe conselhos de Lord – o personagem recebeu o mesmo nome do ator – um policial aposentado que oferece palavras de sabedoria sobre o que significa usar o distintivo. Jack Lord interpretou o Steve McGarrett original nas 12 temporadas da série transmitida entre 1968-1980.

As cenas com o falecido ator foram feitas por computação gráfica e estavam sendo desenvolvidas literalmente há anos. Em entrevista ao site EW, o produtor executivo Peter M. Lenkov justificou a aparição de Lord em Hawaii Five-0:

“Eu originalmente concebi a ideia – uma cena entre McGarrett e Jack Lord – para ser a cena final da série, mas percebi no ano passado que o final ainda estava longe, e se eu quisesse ser o primeiro a fazer algo assim, era melhor eu fazer isso o quanto antes. Felizmente, a conversa entre os dois se encaixa perfeitamente com o tema da sétima temporada”.

Mas antes de “ressuscitar” Lord, a equipe da série teve que pedir permissão ao espólio do ator, que é gerenciado por um banco.

“Eles pediram para ler as páginas do roteiro”, contou o produtor Eric Guggenheim. “Na verdade, eu procurei eles a alguns anos atrás e ficaram abertos à ideia. Mas só em junho deste ano que nós enviamos oficialmente as páginas e eles assinaram [a autorização do uso da imagem do ator]. Não foi muito difícil, pois eles sabiam que isso honraria seu legado”, finalizou.

O próximo – e o mais difícil – desafio foi trazer Jack Lord de volta digitalmente. Uma equipe do Counter Punch Studios, em parceria com a Picture Shop, criaram uma versão realista em CGI do rosto do ator e texturas de pele natural, com base em imagens dele na última temporada do Hawaii Five-0 original. Para o áudio, foram aproveitadas entrevistas antigas do ator e também usada a voz do narrador Cam Clarke.

O ator Ken Matepi serviu como dublê de corpo por conta de sua semelhança física com Lord. Em seu rosto também foram colocados pequenos marcadores que permitiu à equipe dos efeitos visuais rastrear seus movimentos faciais com precisão.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.