Publicidade

Usuária acusa Netflix de fazer “segmentação racial” em recomendação dos filmes

Publicado por Bruno Tomé

22/10/2018 15:20

A escritora norte-americana e podcaster Stacia L. Brown está acusando a Netflix de uma atitude racista por conta do algoritmo de recomendação de filmes para usuários na plataforma.

Recentemente, a escritora utilizou o Twitter para mostrar que filmes estavam ganhando cartazes “alternativos” em sua conta, geralmente com atores negros, mesmo que eles não sejam os protagonistas. Para Brown, a Netflix está segmentando os pôsteres conforme a cor de pele do usuário.

Os dois filmes que foram usados como exemplo pela escritora foram Simplesmente Amor e Tal Pai, Tal Filha. Os cartazes podem ser conferidos abaixo.

Você | Série com Penn Badgley, de Gossip Girl, ganha data de estreia na Netflix

“Para outros usuários negros da Netflix: a fila de vocês faz isso? Gera pôsteres com outros membros negros do elenco para tentar fazer você assistir? Esse filme é estrelado por Kristen Bell/Kelsey Grammer e os atores (do cartaz) aparecem talvez 10 minutos no tempo total. Vinte falas entre eles, no máximo”, disse Brown sobre Tal Pai, Tal Filha.

A escritora separou outros cartazes “alternativos” que apareceram para ela. Brown voltou a falar sobre Tal Pai, Tal Filha, que a fez perceber o que a recomendação da plataforma está fazendo.

“É estranho tentar passar um filme como tendo o elenco principal negro (criando um cartaz com apenas os atores negros) quando é um filme de brancos. Um filme muito de brancos. Eu já assisti esse mês passado, então sabia que era uma jogada de marketing”, declarou a escritora.

Outros internautas declaram que a atitude é racista. Já a Netflix internacional, em comunicado, afirmou que não sabe qual é a cor de pele ou etnia de seus clientes, por isso não teria como usar a informação.

“Nós não pedimos aos assinantes raça, gênero ou etnia, então nós não podemos usar essa informação para personalizar a experiência individual de cada um na plataforma”, explicou a gigante de streaming.

Publicidade