Séries

Game of Thrones | Teoria diz que Sam será revelado como Azor Ahai na 8ª temporada

Game of Thrones é o tipo de série que contém múltiplas profecias e personagens míticos que podem desempenhar um papel em eventos futuros, e um desses personagens é Azor Ahai, que pode realmente ser Samwell Tarly, de acordo com uma nova teoria do Screen Rant.

O Azor Ahai original foi uma figura mítica que viveu neste mundo há milhares de anos. Ele é adorado pelos seguidores de R’Hillor, e é dito ser alguém que forjou uma espada mágica flamejante (matando sua amada esposa com ela) e a usou para derrotar o Grande Outro. De acordo com Melisandre, Azor Ahai renasceu e entrará em cena mais uma vez para derrotar a Longa Noite.

“Virá um dia depois de um longo verão, quando as estrelas sangram e o frio sopro da escuridão cai pesado no mundo. Nesta hora terrível, um guerreiro tirará do fogo uma espada flamejante. E essa espada será o Arauto da Luz, a Espada Vermelha dos Heróis, e aquele que a empunha será Azor Ahai vindo novamente, e as trevas fugirão diante dele. Quando a estrela vermelha sangra e a escuridão se acumula, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar dragões de pedra.”

O que isto significa é que um dos personagens da oitava temporada poderia ser o renascido Azor Ahai, que mais uma vez criará uma espada mágica sacrificando algo que ele ama, e então usará essa espada para salvar Westeros. Esta figura também é assumida por muitos como a mesma figura lendária da mitologia Essos: O Príncipe Que Foi Prometido. Melisandre usa os dois nomes de forma intercambiável, e apesar de alguns fãs argumentarem que eles são diferentes, é lógico que eles são a mesma pessoa.

Game of Thrones | Sansa terá armadura na temporada final: “É como uma guerreira”

A profecia, os livros e a série fornecem mais alguns detalhes sobre quem o Príncipe/Azor poderia ser. De acordo com uma bruxa da mata, o Príncipe Que Foi Prometido será um Targaryen, e como sabemos de Missendei, “príncipe” neste caso é uma palavra de gênero neutro, o que significa que o príncipe não precisa ser um homem. Tudo isso levou a algumas observações interessantes sobre quem poderia cumprir todos os elementos da profecia: a linha Targaryen, fazendo sacrifícios, conectada a cometas e dragões acordados, como gelo, fogo, sal e pedra.

A Mulher Vermelha, Melisandre, ainda espera que o ressuscitado Azor Ahai apareça. No entanto, ela interpretou a profecia errado várias vezes. Originalmente, Melisandre tomou o partido de Stannis Baratheon, acreditando que ele era o Príncipe Prometido; ele tinha uma espada flamejante, ele sacrificou sua própria filha, e ele conseguiu sua conexão de “fumaça e sal” sendo o Senhor da Pedra do Dragão. No entanto, todas estas coisas foram essencialmente fabricadas por Melisandre, a fim de torná-lo o tema de sua profecia – e como Stannis foi morto, é claro que ele não era o reencarnado Azor Ahai.

Desde então, Melisandre deposita suas esperanças em Daenerys Targaryen e Jon Snow sendo Azor Ahai – ambos os quais têm uma reivindicação razoável do título. Ambos os personagens são da linha Targaryen, e Jon renasceu (graças a Melisandre) enquanto Daenerys sobreviveu andando na pira funerária de seu marido. Além disso, ambos perderam os que amavam (Drogo e Ygritte, respectivamente). Daenerys também literalmente acordou dragões de pedra, embora haja várias interpretações desta parte da profecia que permitem que Jon tenha feito isso também, levando os pedregosos Daenerys ao amor novamente. Melisandre, enquanto isso, parece estar protegendo suas apostas neste momento.

Beric Dondarrion é outro grande candidato ao título de Azor Ahai, tendo sido ressuscitado várias vezes da morte por seu próprio padre de R’Hillor, e ele é o único que ainda está vivo e usa uma espada flamejante. No entanto, ele não é um Targaryen e não tem dragões – e outras teorias de fãs sugerem que qualquer um, de Tyrion ao Hound, pode ser o Príncipe Prometido.

Em vez de Jon ou Daenerys serem Azor Ahai, Samwell Tarly, de todas as pessoas, poderia ser o Príncipe Prometido. O cerne da teoria sugere que Sam não é realmente um Tarly, mas sim um Targaryen. Nascido em Aegon Targaryen, Sam era filho de Rheagar Targaryen e Elia Martell, que a maioria acredita ter sido morto pelo Montanha quando bebê. No entanto, alguns acreditam que Aegon foi contrabandeado para fora da cidade por Varys e enviado para ser criado pelo Tarlys, uma família leal. O plano original era elevar Sam/Aegon ao trono, mas quando isso não aconteceu, Lorde Tarly enviou Sam para a Patrulha da Noite; não por vergonha, mas porque Sam não é seu filho, e ele queria que seu primogênito real herdasse.

Se isso for verdade, Sam tem o mesmo sangue de Targaryen e conexão com Dragonstone (sal e fumaça) que a Daenerys. Ele pode não ter acordado nenhum dragão literal, mas seu conhecimento do verdadeiro parentesco de Jon pode fazer Jon acordar como um dragão (revelando a Jon que ele é um Targaryen). Além dos elementos proféticos mais diretos, tem havido algumas outras dicas ao longo da série que há mais em Sam do que aparenta. Ele é o primeiro da série a matar um Caminhante Branco, e sobreviveu a mais encontros com eles do que muitos outros. Ele se tornou cada vez mais forte, capaz e experiente, e apesar de seu tamanho e tratamento dos outros irmãos da Patrulha da Noite, provou ser um guerreiro capaz. E agora, ele tem uma espada de aço valiriana, uma das poucas que sobraram em Westeros. Ele ainda tem que fazer um sacrifício ou acender aquela espada em chamas, mas dado seu amor por Gilly, é muito possível que ele tenha que sacrificá-la; essa será a peça final do quebra-cabeça que lhe dará sua espada mágica e lhe permitirá expulsar os Caminhantes Brancos.

Game of Thrones | Rei da Noite, Jon Snow e Daenerys estampam capa de revista

A oitava e última temporada de Game of Thrones vai focar na luta final contra o Rei da Noite e seu exército de mortos-vivos. Os episódios serão disponibilizados no Brasil pela emissora e pelo serviço HBO Go simultaneamente à exibição nos Estados Unidos.

Além da oitava temporada, a HBO já está planejando a produção de derivados da série, um deles estrelado por Naomi Watts, ainda sem data de estreia.

A temporada final de Game of Thrones chega na HBO em 14 de abril.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.